Menu

A FPA e as muitas bocas para alimentar de votos no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

FPA_02


A eleição para deputado federal é um capitulo a parte. O Governo do Estado mantém uma estrutura forte nos cinco municípios do Juruá. Teoricamente se toda a “máquina” resolvesse apoiar um único candidato a federal conseguiria elegê-lo até com uma certa facilidade. Mas acontece que a FPA é composta de vários partidos e os cargos de confiança da região vão apoiar distintos concorrentes conforme as orientações partidárias. Por exemplo, o pessoal do PC do B vai pedir votos para Moisés Diniz (PC do B). Já o PT terá dois candidatos preferenciais entre os comissionados e funcionários, Léo Brito (PT) e Raimundo Angelim (PT). Para o vice-governador César Messias (PSB) restará o apoio dos filiados socialistas, apesar de ser o único candidato da FPA que é do Juruá.

Publicidade

Jogado aos leões
Umas das boas lideranças da FPA no Juruá, o ex-vereador Zequinha Lima (PC do B) não será candidato a estadual. Apesar da votação expressiva de 2010, que o colocou na primeira suplência, Zequinha desistiu de concorrer em 2014.


Jogo de sombras
Zequinha Lima foi preterido como candidato a prefeito da FPA em 2012. Apesar das promessas não assumiu nem um dia o cargo de deputado estadual. Ficou na coordenação da Secretaria de Educação de Cruzeiro do Sul onde apagaram a estrela de um político promissor.


Os substitutos
Os três nomes que aparecem para disputar a ALEAC pelos comunistas do Juruá dificilmente repetirão a performance de votos de Zequinha. A vereadora Iria Matos (PC do B), o vice-prefeito de Mâncio Lima, Eriton Maia (PC do B) e o braço direito de Edvaldo Magalhães na SEDENS, Zé Maria Freitas (PC do B).


Farinha pouca
Entre os outros candidatos a deputado estadual dos partidos da FPA no Juruá o que, na minha avaliação, tem chances maiores é Jonas Lima (PT). O esvaziamento de candidaturas regionais poderá privilegiar os candidatos da FPA da Capital.


Disputa interna
O vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Mazinho Santiago (PMDB) já pediu o registro de candidato. Vai disputar votos com o ex-procurador do município, Jonathan Donadoni (PMDB). Os dois terão a ajuda do prefeito Vagner Sales (PMDB).


A balança pende
Mas na realidade Jonathan Donadoni é o preferido da família Sales. Como advogado foi quem ajudou efetivamente o prefeito Vagner Sales a não ser cassado. Quando não havia mais esperança o jovem jurista viu a luz da saída.


Luz própria
O filho de Vagner, Fagner Sales (PMDB) está entusiasmado com a candidatura a deputado federal. Tem realizado reuniões em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Se eleito quer defender a criação de novos municípios, entre eles, o de Santa Luzia.


Liderança regional
Fagner é casado com a filha do ex-prefeito de Mânio Lima, Luiz Hellosman (PP). Deverá ter uma boa votação no município com o apoio político do sogro que ainda tem uma influência política em Mâncio Lima, onde foi prefeito três vezes.


Apoios fortes
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) terá o apoio incondicional do prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB). Também o ex-deputado Mazinho Serafim, em Sena Madureira, deverá ajudar na reeleição de Flaviano.


Favoritismo
Mesmo com a candidatura de Fagner Sales, Flaviano terá muitos votos no Juruá. Isso porque foi o deputado que mais colocou emendas para os prefeitos da região trabalharem. O favoritismo de Flaviano explica-se pelo fato de ter eleitores nos 22 municípios acreanos.

Publicidade

Crescimento da bancada
O PMDB nacional está otimista com a possibilidade do partido eleger dois deputados federais no Acre. Se isso realmente acontecer o PMDB acreano estará se estruturando para voos mais largos e consistentes no plano executivo.


Que fase…
Se o deputado federal Sibá Machado (PT) conseguir se reeleger ficará muito forte politicamente. Ele terá desafiado todas as leis da física. Sibá tem contra si grande parte do PT. E os prefeitos do Juruá não podem nem ouvir falar no seu nome. Isso porque preferiu colocar emendas parlamentares ao Governo e esqueceu os municípios.


Erro primário
Sibá acreditou mais na capacidade do Estado em realizar as “boas ações”. Assim deixou de amarrar apoios significativos nos municípios. E pra complicar ainda mais a tropa da atual gestão estadual não morre de amores por Sibá.


Liberados
Entre os órfãos da candidatura de Mâncio Cordeiro já vi de tudo. Alguns vão votar no Major Rocha (PSDB) para federal. As divergências internas do PT por conta das tendências é maior do que se imagina. E ainda tem petista que alimenta o “clima de guerra”.


Otimista
O ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro (PR) está trabalhando muito. Na sua nova versão gospel, ele tem conseguido amarrar apoio políticos em todos os municípios do Acre. Tem chances reais de se eleger.


Empate técnico
Como teremos três chapas de disputa a federal, uma da FPA e duas de oposição, acredito num equilíbrio entre as forças. Não vejo nenhum grupo de candidatos muito mais forte que o outro. A FPA perdeu um pouco no Juruá com a saída de Mâncio Cordeiro. Os nomes da oposição que concorrem a federal são mais familiares ao eleitorado da região. Existe um bairrismo grande nos municípios do Juruá e convencer um eleitor a votar num candidato da Capital é uma tarefa árdua. Para se ter uma ideia do bairrismo até hoje encontro gente que quando vai viajar para Rio Branco diz que está indo para o Acre. Por aí se pode ter uma ideia.


 


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido