Menu

Pesquisar
Close this search box.

Concerto comemorativo dos 52 anos de aniversário do Acre

IMG_1392

Poucos prestigiam concerto comemorativo dos 52 anos de aniversário do Acre (Foto Davi Sahid)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bonito, mas pouco prestigiado. Assim foi o Concerto realizado pela Banda da Polícia Militar para comemorar os 52 anos de aniversário da elevação do Acre a categoria de Estado. O ato aconteceu na Esplanada do Palácio Rio Branco, na noite deste domingo, 15, e contou com a presença do governador Sebastião Viana e da primeira-dama Marlúcia Cândida.


IMG_1390


Apesar da decoração do Palácio chamar atenção com as cores da bandeira do Brasil, pouco mais de 100 pessoas prestigiaram o repertório da PM que tocou músicas  que embalaram a história musical do país, a partir da década de 60, e que também passaram a fazer parte da história do nascimento e do desenvolvimento do Acre.

Anúncios


IMG_1378

Sebastião Viana fala da Elevação do Acre a Estado

Ao ac24horas, Sebastião destacou o Acre como um “Estado  cheio de futuro”. “O Acre tem a minha idade. É um Estado novo, é um Estado cheio de futuro, é um Estado que tem marcas especiais. Nós somos a quinta ou sexta geração de acreanos e num encontro de imigrantes que vieram para cá e entenderam que construiríamos um Estado pensando em valores, da democracia, das instituições saudáveis, de amizade, de fraternidade, de amor e respeito ao próximo. É um canto da Amazônia, é um canto do Brasil que a gente quer dizer que aqui somos parte da Republica Federativa do Brasil, mas aqui nós temos uma maneira própria de viver com uma cultura de paz e simplicidade”, frisou o governador.


A ELEVAÇÃO DO ACRE A ESTADO


fotos_noticias_junho_08_dona_ldia_e_guiomard_santos_joo_goulart_e_tancredo_neves_no_ato_de_assinatura_da_lei_4.070

João Goulart (centro), Tancredo Neves (d), Guiomard Santos e sua esposa, Lídia (e), na histórica cerimônia de assinatura da lei que elevou o Acre a Estado

Em 15 de junho de 1962, o então presidente do Brasil, João Goulart, assinava em Brasília  a Lei Nº 4.070, que elevou o território do Acre a categoria de Estado e garantiu autonomia para escolher seus dirigentes, arrecadar impostos e estabelecer as suas leis. Até então, o Acre, mesmo tendo conquistado sem apoio do governo federal o direito de ser Brasil, ainda não podia elaborar a sua própria constituição e muito menos eleger seus governantes.


O dia da elevação do Acre a Estado é considerado pelos historiadores como a segunda data mais importante da história dos acreanos, sendo ofuscado apenas pelo inicio da Revolução Acreana, no dia 6 de agosto de 1902.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido