Menu

Se a oposição cair na tentação do “denuncismo” vai se lascar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Atualmente as redes sociais e os sites de notícias se encarregam de denunciar aquilo que está errado. Ninguém precisa ficar apontando o dedo. Além disso, em todas as mais recentes eleições no Acre a oposição usou e abusou do “denuncismo”. Os resultados estão no site do TRE para quem quiser conferir. O momento é outro. Existe atualmente um sentimento de mudança no Acre e no Brasil. Mas ninguém vai votar em quem vê defeitos em tudo. Na minha avaliação o eleitorado acreano espera propostas que possam significar melhoria de vida. E soluções para os problemas mais graves como o desemprego e a violência. Quem reclama de tudo se torna chato. Portanto, como não existe novidades nas três candidaturas ao Governo que pelo menos haja uma inovação de propostas.


Estranho
Mas o que me choca mais ainda é ver pessoas ligadas à FPA “baixarem o cassete” na oposição. Se os três lados se dedicarem à “pancadaria” a eleição do Acre será pobre. Perdera-se a oportunidade de debater os reais problemas do Estado.

Publicidade

Quem perde
Uma eleição movida pelo denuncismo não tem compromisso com a sociedade. Ao final vai vencer quem for menos desonesto aos olhos dos eleitores. Assim as propostas de mudanças perdem a importância. Não haverá o quê cobrar dos vitoriosos.


Step by step
Os americanos costumam utilizar uma filosofia para alguém que quer vencer uma empreitada difícil: “passo a passo”. No caso do pré-candidato ao Governo Márcio Bittar (PSDB) deveria preocupar-se primeiro em vencer o seu concorrente na oposição Bocalom (DEM) para poder chegar ao segundo turno.


Número fatídico
Me contaram que numa recente solenidade de uma fábrica de pescados o governador Tião Viana (PT) teria garantido que o empreendimento gerará 40 mil empregos. Esse é o número exato que a oposição cobra de empregos dos governos da FPA.


Ironia
Alguém comentou que se a fábrica tiver 40 mil trabalhadores não sobrará espaço nem para os pescados serem embalados. Será que não poderiam ter usado outro número? Talvez fosse melhor 39.999…


Discursos derrotados
Fico a imaginar se virão de novo com aquela ladainha de 40 mil empregos prometidos e saúde de primeiro mundo. Vale lembrar que esses discursos já perderam o prazo de validade e foram derrotado em quatro eleições seguidas.


Caminho torto
Por outro lado, se a FPA prometer mais uma vez terminar a BR 364 no trecho entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul estaremos assistindo um reply de outras eleições. A BR não ficou pronta e não ficará enquanto o DNIT não assumir a estrada.


Barrigada
Os candidatos jornalistas que se apressaram em deixar os seus veículos de comunicação se precipitaram. Segundo o que me informou o apresentador e pré-candidato a deputado federal Allan Rick (PRB) a lei só cria restrições depois da homologação das candidaturas nas convenções.


Mais tempo de exposição
O próprio Allan Rick permanecerá no ar até o dia 27 de junho quando o seu partido fará a convenção. É óbvio que quanto mais perto da eleição melhor para quem tem a possibilidade de falar com os eleitores diariamente.


Discurso da “verdade”
Assisti a sessão da Câmara Municipal de Rio Branco, nesta quarta, dia 11. A vereadora Rose Costa (PT) fez uma fala dizendo ser o “discurso da verdade”. Esqueceram de avisar a vereadora que a “verdade” na política é relativa. Uma “verdade” para o PT não é a mesma “verdade” para o PSDB e vice-versa. Assim caminha a democracia.


Confiante
Conversei com o vereador Raimundo Vaz (PRP), pré-candidato a deputado federal. Mesmo estando numa chapa forte ele acredita na vitória. Acha que seu discurso comunitário e municipalista vai surpreender.

Publicidade

Mais transportes coletivos
A vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) fez um discurso cobrando melhorias dos transportes coletivos da Capital. Teve o apoio surpreendente do vereador Marcelo Jucá (PSB) da base. Os dois são pré-candidatos a deputado estadual.


Passou raspando
Os participantes acreanos da Convenção Nacional do PMDB me contaram que a indicação de Michel Temer (PMDB) como candidato a vice-presidente da República dividiu o partido. Mais de 40% dos peemedebistas não querem mais a aliança com o PT.


Sem sentido
Isso significa que a presidente Dilma (PT) não terá o apoio de grande parte do PMDB à sua reeleição. Então não seria melhor escolher outro vice? Não entendi essa lógica de ter o apoio pela metade uma legenda importante como o PMDB.


Coisas da política
Alguns vereadores da Capital me contaram que tem um colega que só vota com a base mediante vantagens pessoais. Quando é desagradado se une à oposição. Esse é o tipo de “aliado” perigoso que pode marcar gol contra aos 44 do segundo tempo.


Ciumeira
O prefeito Marcus Alexandre (PT) que será o coordenador da campanha da FPA na Capital terá que “pisar em ovos”. Alguns secretários estaduais não aprovam a “independência” que Marcus tem demonstrado nesse um ano e meio de gestão.


A luz e as mariposas
Quando se acende uma luz as mariposas vêm realizar o seu balé no entorno da luminária. Projetam sombras nas paredes na tentativa de ofuscar o seu brilho. É assim que acontece também na política. Quem tem segurança no que está realizando começa a incomodar. Por isso, é preciso preparar-se para os rodopios das mariposas que emergem da escuridão do ostracismo na tentativa de rivalizar-se com a luz…


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido