Menu

Confirmado: Aliança de oposição fará chapão para deputado federal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Fim das especulações. Conversei com o presidente do PMDB, Flaviano Melo (PMDB) e com o presidente do PP acreano, Gladson Cameli (PP). Os dois confirmaram que não existe nenhuma possibilidade da Aliança de onze partidos sair com mais de uma chapa para a disputa das vagas da Câmara Federal. Nos mais recentes dias alguns pré-candidatos e lideranças tentaram ainda “forçar a barra” para que os partidos se dividissem em duas alas para apresentar os candidatos a deputado federal. Mas os dois deputados acreanos já bateram martelo e a Aliança terá apenas uma chapa. Gladson, que concorrerá ao Senado, acredita que com essa composição de pré-candidatos a deputados federal será possível eleger entre quatro ou cinco para a bancada do Acre.


Pomo da discórdia
A decisão deverá desagradar alguns pré-candidatos a deputado federal que poderão ficar sem legenda. O PP tem 13 pré-candidatos e, evidentemente, que o chapão não comportará tantos concorrentes de um único partido.

Publicidade

Sem eleitos
Por outro lado, o PP já decidiu que não fará coligação para deputado estadual com partidos que tenham candidatos no mandato. Assim praticamente foi descartada a aliança com o PT do B.


Disputa intensa
Tanto o chapão da Aliança quanto o da FPA tem candidatos fortes para deputado federal. O número de eleitos de cada uma das coligações vai depender da campanha majoritária. A coligação com melhor desempenho poderá arrastar mais um.


Com um pé na oposição
O deputado estadual Tchê (PDT) sempre esteve mais ligado a oposição. O seu desempenho parlamentar na ALEAC é crítico em relação aos governos estadual e federal. Não tem sentido manter-se na FPA.


Mais tempo de exposição
O PDT terá em torno de dois minutos de rádio e televisão. Se Tchê entrar na Aliança a coligação terá quase 14 minutos diários para os seus candidatos majoritários. Se souberem aproveitar o tempo entram com vantagem.


Faca de dois gumes
Um programa eleitoral bem feito ajuda e muito. No entanto, o excesso de tempo se não for bem aproveitado tem o efeito contrário. Ou seja, se a mensagem não agradar aos eleitores pode se tornar um tiro no pé.


Alianças nacionais
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) está em Brasília para participar da convenção nacional do PMDB. Michel Temer (PMDB) deverá ser confirmado na próxima quarta, dia 11, como candidato a vice-presidente ao lado de Dilma (PT).


Alianças nacionais 2
O PP também deverá confirmar o apoio do partido no plano nacional a Dilma. Mas os diretórios regionais estarão liberados para fazerem as coligações mais convenientes. A contradição é que na maioria dos estados o PP é oposição ao PT.


Piada paulista
Para poder se candidatar o deputado federal Tiririca teve problemas com o TRE por haver desconfiança de ser analfabeto. Como o partido sabia que Tiririca poderia ser eleito e ainda arrastar outros candidatos com ele foram colocados os melhores advogados para defende-lo. Um dos advogados fez a seguinte proposição ao TRE. Tiririca faria uma prova para ser testado como alfabetizado, mas exigiam que o ex-presidente Lula corrigisse.


 


 

Publicidade

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido