Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeito Marcus Alexandre e Sebastião Viana abrem Copão Comunitário 2014

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito Marcus Alexandre, acompanhado do governador Tião Viana abriu neste sábado, 7, no estádio Arena da Floresta, o 2º Copão Comunitário de Rio Branco, torneio que nesta edição reúne 107 equipes de futebol de campo com mais de dois mil atletas. Na abertura do evento foi realizada, no hall do estádio, a primeira etapa da escolha da Musa do Copão que representa o bairro participante do campeonato.


O Copão Comunitário faz parte do calendário esportivo da prefeitura de Rio Branco, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL). “O Brasil tem a Copa do Mundo e Rio Branco tem o Copão Comunitário. Acreditamos muito no esporte e só temos a agradecer ao governador Tião Viana que nos ajudou a fazer esta competição com 107 bairros e mais de dois mil jogadores”, disse o prefeito. “É uma alegria muito grande estar aqui porque o Copão é união e integração através do esporte”, completou o governador Tião Viana. A partida de abertura foi entre Habitar Brasil e Nova Esperança.

Anúncios


Copão_geral_3


Estão participando do Copão os times dos bairros Apolônio Sales, Chico Mendes, Conjunto Angico, Conjunto Mutambo, Jardim Eldorado, Oscar Passos, Placas, Residencial Eldorado, Residencial Eldorado I, São Francisco, Vitória, Aeroporto Velho, Ayrton Senna, Bahia Velha, Boa União, Boa Vista, Glória, João Eduardo I, João Eduardo II, Plácido de Castro, Sobral, Volta Seca, Montanhês, Adalberto Sena, Alto Alegre,  Caladinho, Conjunto Jenipapo, Defesa Civil, Jorge Lavocat, Loteamento Santo Antônio, Tancredo Neves, Raimundo Melo, Vila Nova, Wanderley Dantas, Xavier Maia, Bairro da Paz,  Conjunto Manoel Julião, Conjunto Tangará, Conjunto Tucumã II, Conjunto Universitário, Conquista, Custódio Freire, Estação Experimental, Piçarreira, Geraldo Fleming, Jardim América, Loteamento Boa Vista, Mocinha Magalhães, Nova Estação, Santa Quitéria e Vila Aquiles Peret.


Este ano, além dos tradicionais campos que já foram utilizados para a realização do torneio no ano passado, como o campo do Airton, do Bacu, do Calafate e do Vidal, outros também estão incorporados ao torneio, possibilitando, assim, que mais de trinta jogos possam ser realizados por final de semana. E, assim como foi realizado no ano passado, as equipes dos bairros disputarão torneio nas Regionais, dos quais serão classificados os times que fizerem as melhores campanhas. Em 2013 91 equipes participaram da primeira edição do Copão Comunitário.


O Copão Comunitário tem o objetivo de integrar os bairros por meio do esporte. A decisão do Copão Comunitário de 2013 foi disputada entre Montanhês e Vila Jerusalém, sendo este último o grande vencedor. Vai começar a festa no futebol amador. O artilheiro do Copão de 2013, Lucas de Jesus, fez o juramento em nome dos atletas participantes.


Tradição, paixão e amor ao futebol

Copão_JoãoSeu João Batista, mestre de obras, 70 anos, disse que sente a mesma emoção de quando começou a jogar em um time de Epitaciolândia, quando era jovem. Neste sábado, ele acordou cedo, caminhou como de costume, organizou as coisas em casa, mas à tarde, colocou a camisa verde e amarela e foi coordenar sua equipe, o time de Angico, um loteamento após o bairro São Francisco, na parte alta da cidade de Rio Branco. “Estar aqui para mim é mesmo que voltar a ser jovem de novo. Estou muito feliz”, falou seu Batista.


Próximo das autoridades, no hall de entrada do vestiário do estádio Arena da Floresta, Gilmar Maranguape, 44 anos, dividia o espaço com os companheiros na hora da apresentação dos atletas para o governador Sebastião Viana, o prefeito Marcus Viana e o vice-presidente do Senado, senador Jorge Viana. Ele fez questão de ajeitar a vistosa camisa do Vila Jerusalém, time que ele vai defender no Copão. “Nunca tínhamos entrando em um campo oficial, aprendemos a jogar nas horas de folga” revelou Maranguape. Ele é auxiliar de laboratório.


De histórias assim, singelas, mas recheadas de sentimento, apego à tradição e força de vontade, se construiu o mais forte campeonato de futebol amador do estado do Acre, que o prefeito Marcus Viana, em entrevista ao ac24horas, comparou ao Copão da Amazônia.


“Temos mostrado que essa parceria do município com o governo do Estado, a Acisa e outros parceiros vem dando certo. O esporte ajuda a retirar o jovem das drogas e une as comunidades. É um grande desafio” disse o prefeito.


Ano passado, a secretaria de esportes uniu as comunidades de diferentes bairros, no que o presidente da Associação Comercial do Acre, Jurilande Aragão – presente na abertura do Copão – chamou de “sucesso estarrecedor”. E parece que ele tem razão. O copão cresceu e este ano apresentou 107 equipes. Serão mais de 2 mil atletas disputando jogos em 14 regionais.


“Iniciativas como essas devem ser repetidas, vamos descobrir talentos no meio dessa garotada”, acrescentou Jurilande.


Será que Jurilande se referia a Ailton Gomes de Lima, o funcionário público que já disputou até a Copa São Paulo e que este ano vai defender o time da Vila Acre? Talvez não apenas do Ailton, mas de todos que entraram na Arena da Floresta e que além do esporte, precisam trabalhar duro. Que não saem em jornais ou revistas, mas que vestiram a camisa de seus times por paixão.


Copão_afranio


“Minha família está na arquibancada, às vezes eles não entendem o tempo que dedicamos aos treinos, os gastos com a compra de nosso próprio material, mas hoje para meus filhos é um orgulho me ver aqui dentro desse campo”, disse José Carlos.


Todas essas conciliações não são nem um pouco simples, mas mesmo assim, a dedicação e o foco não mudam. Existem altos e baixos, como tudo, mas eles estão sempre marcando presença, justificando o amor que o brasileiro tem pelo futebol.


“Afinal de contas, todo jogador profissional já foi um amador”, disse João Batista.


Copão_geral_2


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido