Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em média 15 pessoas são assassinadas a cada mês no estado do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em dez anos 1,6 mil acreanos foram vitimas de homicídios. A taxa de homicídios do Acre (22,4%) é superior da média nacional (7%). O Estado teve o terceiro maior aumento na taxa de homicídios. No estado mais pessoas também estão tirando a própria vida.


As estatísticas do Mapa da Violência se baseiam em números do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. O documento é produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil). A prévia divulgada integra o “Mapa da Violência 2014. Os Jovens do Brasil”, que, segundo a instituição, está sendo finalizado.

Anúncios


Os estados que lideram as estatísticas de homicídios estão no Nordeste. Nesse período, no Acre, 1.641 pessoas foram assassinados. O Estado apresentou o terceiro maior aumento na taxa de homicídios, com um salto de 22,4% no período entre 2011 e 2012, muito superior ao aumento do índice nacional, que foi de 7%.


Através do levantamento é possível analisar a violência que atinge jovens nas gestões do ex-governador Jorge Viana e Binho Marques, entre 2003 e 2010 e os dois primeiros anos do atual governador Sebastião Viana 2011/2012. A menor média do total de homicídios na população por mês é do ex-governador Jorge Viana em 2004 (11 homicídios/mês). Esse número cresceu para 12,1 na gestão de Binho Marques e de 15,7 no atual governo.


VIOLENCIA_QUADRO3_tião3


Entre 2001 e 2011 o crescimento da taxa de homicídio do Acre foi de 6%. Na gestão do ex-governador Binho Marques se registrou o maior número de assassinatos da década: 583. O governo de Sebastião Viana caminha para bater essa triste realidade. Somente nos dois primeiros anos de sua gestão, 377 já perderam a vida vitima de violência.


VIOLENCIA_QUADRO3_Binho


VIOLENCIA_QUADRO3_Jorge


 Aumenta o número de acreanos
que estão tirando a própria vida


Alex Kenedy Batista dos Santos, 19, tirou a vida na última quarta-feira (16) com um tiro no abdômen usando a arma do pai, o policial Santos, na cidade de Epitaciolândia. Ele é mais um que entrou na estatística de suicídios que dobrou de 2002 até a atualidade.


A variação positiva chegou à casa dos 95%. Em 2002, 22 pessoas tiraram a sua própria vida. Dez anos depois esse número duplicou: 43 pessoas se suicidaram. A taxa de suicídio do Acre (3,2) é superior a de estados como São Paulo (1,0) e Minas Gerais (0,2).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido