Menu

Pesquisar
Close this search box.

A Copa da Mundo deve dar uma freada na pré-campanha do Acre

nelson_02


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A maior paixão dos brasileiros é o futebol. No Acre a política rivaliza em popularidade com o futebol. Qualquer acreano sabe melhor quem são os “possíveis” candidatos para as eleições de 2018 (isso mesmo) do que a escalação do time do Filipão para a Copa do Mundo no Brasil. Mas mesmo assim acredito que a pré-campanha para 2014 que está quente deve dar uma desacelerada. Mesmo porque os partidos precisam fazer as suas convenções internas até o dia 30 de junho. Deve existir muita coisa ainda para ser aplainada, sobretudo, no que diz respeito a montagem das chapas de candidatos proporcionais, a deputado estadual e federal. Também as coligações entre os partidos deve ainda dar alguma “dor de cabeça” aos dirigentes. Mas o fato é que a partir do dia 12 de junho as atenções maiores da população serão para a formação do ataque da Seleção Brasileira e não sobre estratégias de campanha. A parada vai ser boa para todos os times da política acreana respirarem e aqueles que estão na “zona de rebaixamento” tomarem medidas urgentes para se recuperarem.


Liberalidade do PV
Vejo pelas redes sociais a campanha libertária do candidato do PV à presidência da República, Eduardo Jorge. Colocando em pauta temas polêmicos como casamento gay, liberação da maconha e legalização do aborto com um viés bastante progressista.

Anúncios


Contradição no Acre
Mas gostaria de perguntar qual a identificação que o pré-candidato a vice governador Henrique Afonso (PV) tem com as propostas de Eduardo Jorge?


Acredito que nenhuma. Henrique é evangélico e bastante conservador a respeito desses temas.


Fiel escudeira
Por falar em Henrique, parece que vai lançar a sua assessora Joyce (PV) como candidata a deputada federal. Ela tem uma formação política e religiosa similar a do seu mestre. A Shirley Torres (PV) também pré-candidata a federal deve estar “morrendo” de contentamento…


Quando o carnaval passar…
Seja qual for o resultado das eleições de 2014 não acredito que Henrique Afonso permaneça no PV. A diferença de visão ideológica do deputado federal e dos verdes é muito grande. Cada um deve procurar ficar perto dos seus iguais.


Sortudo
A saída de Antônia Sales (PMDB) da raia de disputa para deputada estadual para vice governadora está fazendo a alegria do pré-candidato à Aleac, Romário Tavares (PSDB), atual presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul.


Mais espaço
Também a decisão do deputado Major Rocha (PSDB) de candidatar-se a federal ajuda Romário. Com uma pré-campanha bem estruturada o vereador cruzeirense tem chances reais de chegar à Aleac. E a sorte está sorrindo pra ele.


Manda quem pode
Uma fonte me disse que a orientação do comando da FPA é a seguinte para os seus simpatizantes de Xapuri. Trabalhar prioritariamente para os pré-candidatos a federal Léo Brito (PT), César Messias (PSB) e Raimundo Angelim (PT). Nessa ordem.


Obedece quem tem juízo
A determinação mina as intenções de grandes votações na região de Sibá Machado (PT) e Idésio Franck (PT). Os dois vão ter que contar com muita habilidade para vencerem o cerco do “fogo amigo”.


Se mexendo
A mesma fonte me garantiu que Sibá tem boas relações com os prefeitos de oposição do Alto Acre. Ele está tentando compensar os votos que vai perder para os “companheiros” com a sensibilização dos executivos oposicionistas.


Persistente
O vice-prefeito de Cruzeiro do Sul Mazinho Santiago (PMDB) será candidato a deputado estadual. Assim a prefeitura terá dois concorrentes: Mazinho e o ex-procurador, o advogado Jonathan Donadoni (PMDB).


Quanto mais melhor
Segundo Mazinho na sua conversa com Vagner Sales (PMDB) ficou decidido que quantos mais candidatos a estadual para ajudar Fagner Sales (PMDB) melhor. O filho dos Sales que concorre a federal precisará de muitas “dobradinhas”.


Disputa pela liderança
O resultado das eleições no Juruá vai decidir quem é a maior liderança política da região. Por um lado, Vagner Sales e pelo outro César Messias (PSB), pré-candidato a deputado federal. Essa vai ser uma eleição a parte.


Pé na estrada
Uma fonte me revelou que César Messias tem percorrido a BR 364 entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul todas as semanas. Vistoria a estrada e aproveita para conversar com os moradores dos municípios. Já está em pré-campanha.

Anúncios


Estranho
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) foi a Plácido de Castro para oferecer uma emenda parlamentar para a construção de um porto no rio Abunã. A medida que beneficiará os pescadores do município não teve o apoio da Colônia. Mas a prefeitura enviou seu secretário de meio ambiente para apoiar a iniciativa


Outra prioridade
Parece que a maior preocupação da diretoria da Colônia de Pescadores de Plácido é com as investigações da Polícia Federal sobre o excesso de carteiras profissionais da categoria. O problema é real no Acre inteiro…


Aparelhamento dos sindicatos
Assim como a mistura de religião com política é perigosa, a politização das entidades de trabalhadores também não é aconselhável. Questões eleitorais acabam sendo prioridade em detrimento das necessidades dos trabalhadores. Isso é uma bomba relógio que quando explodir vai causar muitas vitimas na política acreana. Alguns dirigentes sindicais se utilizam das entidades como trampolim para futuras candidaturas eletivas. Além de apoios que normalmente acabam rendendo dividendos pessoais. Os filiados aos sindicatos deveriam ficar atentos para não servirem de “massa de manobra” para os “tubarões” da nossa política.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido