Menu

Leia na coluna do Nelson Liano Jr. – Família Viana tem antepassados peruanos

MONTAGEM SOBRE CHARGE DE LATUFF
MONTAGEM SOBRE CHARGE DE LATUFF
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

MONTAGEM SOBRE CHARGE DE LATUFF

Nesta semana assistimos cenas explicitas de xenofobismos e preconceitos por conta do lançamento da candidatura a vice-governadora da deputada peruana Antônia Sales (PMDB). Manifestações sem sentido levando-se em conta que o Acre tem suas origens históricas no Peru e na Bolívia. O próprio território acreano pertencia aos dois países vizinhos antes da Revolução do começo do século passado. Além disso, muitas famílias possuem misturas com peruanos e bolivianos, sobretudo, aquelas das regiões de fronteiras. Segundo a historiadora Fátima Almeida a bisavó dos irmãos Jorge e Tião Viana (PT) era peruana. Ela levantou a árvore genealógica dos Vianas e constatou o seguinte: “A peruana Hermínia Medina casou-se com o cearense Raimundo Falcão proprietário de seringal no Vale do Acre. A filha deles, Teodolina casou com o português Diamantino Macedo, pais de Silvia Medina Falcão Macedo das Neves, mãe de Jorge e Tião.”

Publicidade

Formação plural de um povo
A constatação da historiadora serve para acabar com preconceitos e ilações sobre Antônia Sales. A coisa é muito simples. Se alguém não quer votar na deputada é um fato normal da democracia. Agora, discriminar por sua origem é uma estupides.


As fronteiras do imaginário
Nos séculos XIX e começo do XX essas fronteiras com o Peru e a Bolívia só existiam no papel. Tudo era um imenso seringal. E as pessoas se movimentavam pela floresta livremente. Portanto, xenofobismo e racismo num estado de fronteira como Acre em pleno século XXI não cabe às pessoas de bom senso.


Sugestão
Da mesma maneira que o governador Tião Viana (PT) fez um evento para homenagear os portugueses deveria realizar outro para mostrar a importância cultural dos peruanos e bolivianos na formação social do Acre.


Recuerdos de la integracion
Uma pena que os processos de integração do Acre com o Peru e a Bolívia não avançaram. Foram gastos milhões e nem uma linha aérea permanente com os dois países existe. Os mercados consumidores dos dois países vizinhos estão mais próximos de Rio Branco que os do Centro-Sul brasileiro.


O embaixador
Por falar em integração uma das pessoas que mais trabalhou nesse processo foi o ex-marido da conselheira Naluh Gouveia, Jair Santos (PC do B). Ele conhece bem os caminhos internos do Peru e da Bolívia e será candidato a deputado estadual. Quem sabe se Jair eleger-se poderá retomar esse processo…


Pedindo socorro
Uma conversa do deputado federal Sibá Machado (PT) no cafezinho da Câmara Federal revela que as coisas não andam fácil à sua reeleição. Sibá está pensando em pedir ajuda ao presidente nacional do PT, Rui Falcão, para aplainar as coisas no Acre.


Escaramuças internas
A posição de Sibá Machado durante o PED (Processo de Eleição Direita) do PT desagradou muitos “companheiros”. Agora, Sibá para reeleger-se vai ter que vencer adversários dos dois lados. Uma tarefa complicada.


Candidato dos Sales
Vagner Sales (PMDB) lançará o filho Fagner (PMDB) como candidato a deputado federal. E vai apoiar o ex-procurador de Cruzeiro do Sul, o jovem advogado Jonathan Donadoni (PMDB) para deputado estadual. O candidatura foi confirmada nesta semana.


Reabilitando-se
Nessa semana o deputado federal Taumaturgo Lima (PT) liberou uma emenda de R$ 600 mil para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Taumaturgo está tendo um bom ano de atuação parlamentar. Se tivesse sido assim o tempo todo…


Herança de votos
O nicho político da família Lima Cordeiro certamente não direcionará votos para um único candidato a deputado federal. O repasto será dividido entre Angelim (PT), Flaviano Melo (PMDB) e Sibá Machado (PT).

Publicidade

Engano
O deputado estadual Geraldo Pereira (PT) andou preocupado com o apoio do secretário municipal Cláudio Ezequiel à reeleição de Jamyl Asfury (PEN). Uma coisa Pereira pode ter a certeza, a decisão do secretário não tem o dedo do prefeito Marcus Alexandre (PT).


Questão de posição
Desde o princípio da pré-eleição o prefeito de Rio Branco já tinha avisado que não vai apoiar nenhuma candidatura proporcional em detrimento de outras. Agora, como coordenador da campanha da FPA é que Marcus Alexandre não pode mesmo.


Promessa é divida
A deputada Perpétua Almeida (PC do B) já avisou aos suplentes da sua chapa ao Senado que dará oportunidades para eles assumirem o mandato por um tempo. Segundo ela, oito anos é muito tempo e todos poderão sentir o gosto de estar no parlamento maior.


Sonho meu…
Se Perpétua ganhar as eleições e fizer isso vai deixar o professor Coelho (sem partido) com inveja. Ele esperou oito anos para passar um dia como senador no lugar de Tião ou Anibal Diniz (PT), mas ficou só na vontade.


Questão estratégica
O PC do B provavelmente fará a sua convenção que indicará os seus candidatos no Juruá, no dia 27 de junho. A pré-candidata ao Senado Perpétua Almeida sabe que precisa melhorar seu desempenho na região. Fazendo a festa política, em Cruzeiro do Sul, quintal do seu principal concorrente Gladson Cameli (PP), pretende criar uma identificação com o eleitorado do Juruá. Essa disputa pela vaga do Senado promete ser uma das mais disputadas da história política do Acre.


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido