Menu

Telhado do Setor de Nefrologia do HC é reformado após denuncia do ac24horas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

HC_02


O departamento de Nefrologia do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco passou, nos últimos dez dias, por uma reforma na estrutura da cobertura. Há seis meses, o setor sofria com goteiras devido às constantes chuvas que atingiram o estado, o que também impossibilitou a reforma da unidade.

Publicidade

Segundo a gerente administrativa da Nefrologia, Aurea Freitas, a reestruturação consistiu na troca das telhas danificadas por telhas termoacústicas. “Optamos por um telhado mais tecnologicamente desenvolvido e que nos possibilitasse mais qualidade e conforto”, explicou a administradora.


No inicio de fevereiro deste ano, a reportagem do ac24horas deu voz aos familiares dos pacientes do setor, que denunciaram o que eles classificavam como “precariedade da estrutura” da unidade de saúde. Na época, a cobertura do hospital estava totalmente comprometida e, em dias de chuva “chovia mais dentro do que fora do setor”. O telhado era coberto por lonas presas a pedaços de madeira. O caso teve grande repercussão em todo o Estado.


Procurado pela reportagem na época, o secretário de Saúde, em exercício, Irailton Lima confirmou os problemas e informou que a Fundhacre estava sem contrato de manutenção predial.


Neste mesmo setor, no ano passado, a presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados, Berenice Sales da Silva, denunciou que marmitas servidas aos pacientes estavam estragadas e apresentavam tapurus na carne de frango. O governo do Acre colocou Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Decco), para investigar o caso, mas nenhum resultado foi apresentado até o momento.


A Nefrologia possui 220 pacientes cadastrados. O serviço de hemodiálise funciona de segunda a sábado, com 34 máquinas que atendem em quatro turnos. O setor ainda conta com a assistência de quatro médicos nefrologistas, além de oferecer todos os tipos de exames à população que necessita do serviço de saúde.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido