Menu

Comandante da campanha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito Marcus Alexandre será o coordenador da campanha à reeleição do governador Tião Viana, prometendo ir de casa em casa para uma vitória esmagadora na Capital. Pelo fato estar bem popularmente, este fato pode ser um divisor de águas favorável ao candidato do PT. Será uma campanha profissional, mapeada bairro por bairro e atacando os seus pontos críticos.


Favoreceu, em tese
A perspectiva era que Mâncio Cordeiro (PT) estaria na disputa por uma das vagas de deputado federal com chance. Sua desistência deixou a disputa mais embolada pelas vagas da FPA.


Apoio cobiçado
O deputado Jonas Lima (PT), que deve se reeleger bem, depois da renúncia do primo Mâncio Cordeiro passou a ser cobiçado pelos candidatos a deputado federal, seu celular não pára.


Mais um candidato
O chapão da FPA vai ganhar mis um candidato a deputado federal. É o presidente do PSDC, José Afonso, que entra na disputa por uma exigência da direção nacional do partido.


Equação complicada
O deputado Edvaldo Sousa (PSDC) fica numa posição complicada, não poderá mais apoiar a candidatura a deputado federal do jornalista Alan Rick (PRB), porque haverá questão fechada.


Passa ser obrigação
E com a questão fechada, todos os candidatos a deputado estadual do PSDC serão obrigados a trabalhar pela candidatura do Afonso a Federal. E quem não cumprir pode ficar sem legenda.


Mais um motivo
Ter candidato a Federal é mais um motivo para o PSDC ter chapa própria a deputado estadual.


Missa em ação de graça
Dando uma olhada nesta chapa do PSB a lógica é fazer um deputado estadual. Poucos nomes bons. Se conseguirem eleger dois deputados pode mandar rezar uma missa em ação de graça.


Chapa da oposição a federal
Flaviano Melo, Marfisa Galvão, Fagner Sales, Antonia Lúcia, Werles Rocha, Iderley Cordeiro, Neto Ribeiro e Luiz Anute são os candidatos mais fortes na chapa de Federal da oposição.


Não levam a sério
E falando na oposição, ninguém do comando da campanha do Márcio Bittar (PSDB) acredita que Tião Bocalon (DEM) poderá superá-lo. Argumentam que Bocalon desabará na campanha.


Não apostaria muito
Política é política, pode até acontecer, mas não apostaria cerrado nesta hipótese de desabar.


Palanques contrários
Na campanha vamos ver um fato inusitado na disputa da presidência. Tião Viana no palanque pedindo voto para a Dilma Roussef (PT) e o vice César Messias para o Eduardo Campos (PSB).


Quesito liberado
Já no quesito candidatura a governador, César Messias estará liberado pelo PSB para trabalhar na campanha pela reeleição do Tião Viana, já que o partido integra a Frente Popular.


Questão de planejamento
A gestão do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, está dando certo porque vem de um planejamento desde o primeiro mandato e ainda assim teve que cortar investimentos.


Debate saturado
Este debate sobre os soldados da borracha está de torrar o saco, já saturou, o que foi conseguido está sacramentado e não adianta ficar lamentando por um benefício maior.


É o que cabe
A única discussão que ainda cabe é brigar para que a liberação do bônus de 25 mil reais saia antes da eleição, caso contrário só depois da posse do novo presidente e aí tome mais tempo.


Outro aspecto
E há outro aspecto com o recebimento deste bônus, serão injetados cerca de 200 milhões de reais na economia acreana. Que num tempo de apertar cintos é bom para os comerciantes.


Pacote de benefícios


O governador Tião Viana deverá entregar até o fim de junho, milhares de títulos de propriedade na zona rural, novo lote das “Ruas do Povo” e de casas na “Cidade do Povo”.


Prazo de aparição


Junho é o último mês antes da eleição que o governador Tião Viana poderá estar presente em atos de entrega de obras do governo. Mas, isso não é problema, será lembrado indiretamente.


Protestos idiotas
Não nada mais idiota que os protestos contra a Copa do Mundo, quem não gostar não assista.


Nem uma beirada?
O militante petista Abrahim Farhat, o Lhé, liga para perguntar: nos esquemas que estão se armando por aí não haverá nem uma beirada de apoio ao meu candidato Sibá Machado?.


Nem buchada de bode
Para o Sibá Machado, Lhé, nem buchada de bode, prato da culinária do seu Piauí.


Começar de casa


O candidato Márcio Bittar (PSDB) critica o Tião Viana por ele ter assessores. Acha-os desnecessários. É isso? Então comece de casa, demitindo os assessores do seu gabinete.


Nicho a ser conquistado
As mulheres não são representadas no parlamento na mesma proporção do seu número. Se a candidata a deputada federal Regina Lino (PTB) conseguir transmitir na sua campanha a importância de ter uma mulher, em Brasília, ao eleitorado feminino, pode furar este nicho. Para se ter uma idéia sobre a pequena presença de mulheres no Legislativo, na Aleac são 24 vagas e só quatro deputadas, e na Câmara Federal, 8 vagas e só duas mulheres. Muito pouco.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.