Menu

Pesquisar
Close this search box.

Marcus Viana destaca recebimento de prêmio nacional por Dilma Rousseff

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Marcus_abreO prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, comentou nesta segunda-feira os dois prêmios Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM Brasil) que ele recebeu da presidenta Dilma Rousseff, na sexta-feira passada.


Os projetos vencedores foram a produção de compostagem orgânica da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE), que é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Floresta (SAFRA) em parceria com as secretarias de Meio Ambiente (SEMEIA) e de Serviços Urbanos (SEMSUR) e a Faculdade Meta (FAMETA); e Prática: acompanhamento das crianças menores de um ano nascidas no Município de Rio Branco, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) interagindo com várias de suas áreas técnicas, incluindo a de Saúde da Mulher, Vigilância Epidemiológica e do Adolescente.


“É uma alegria representar nossa cidade num prêmio que 35 práticas no Brasil todo foram reconhecidas. Rio Branco estava lá e isso é resultado de uma parceria com o governo do Estado. A prática que foi premiada na Saúde, no atendimento da gestante até a criança completar um ano de vida, com a redução da taxa de mortalidade. E a outra na área da produção. Uma parceria que temos com os nossos produtores rurais que todos os dias abastecem as nossas feiras”, disse o prefeito.

Anúncios


Dos projetos premiados, a produção de compostagem orgânica atende aos produtores de hortaliças nos pólos agroflorestais de Rio Branco, o programa Hortas Comunitárias da Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (COMTES) e às organizações da sociedade civil que demandam o produto, como os abrigos sociais que usam as hortas como terapia ocupacional.


O Prêmio ODM Brasil incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Federal na abertura da 1ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado.


Este é o terceiro prêmio ODM que a Prefeitura de Rio Branco recebe. Em 2005, o ex-prefeito Raimundo Angelim foi estimulado, pelo então secretário-geral da Presidência, Luiz Dulcci, a participar do concurso. Naquele ano, o trabalho da Casa Rosa Mulher foi um dos 27 escolhidos por um júri de especialistas por atuar para a inclusão social, alcance da cidadania e promoção dos direitos humanos e ajudar o Brasil a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido