Menu

Pesquisar
Close this search box.

Famílias grandes fazem malabarismo para ocupar casa na Cidade do Povo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“É pequeno, mas para mim é um céu”, disse dona Raimunda que chefia a primeira família a se instalar na Cidade do Povo. Ela se mudou do bairro Cidade Nova


Oito pessoas em uma casa de quase 40 metros quadrados não é tarefa para qualquer um. Mas acaba sendo o jeito para quem conseguiu uma das casas na Cidade do Povo, em Rio Branco. A reportagem do ac24horas acompanhou no início da noite de sábado, a mudança da primeira família beneficiada no último dia 22. Como seu Adalberto Gomes e dona Raimunda Rocha Aguiar se organizaram foi um malabarismo, mas isso é apenas um detalhe. O que o casal e os seis filhos falam mesmo é esquecer o passado.

Anúncios


“É pequeno, mas para mim é um céu”, disse dona Raimunda.


Na casa com apenas dois quartos, o casal vai dividir um deles com os filhos menores. O outro será dividido com o filho, Adalberto Junior, a nora e o primeiro netinho da família.


familia cidade do povo


“Ele chegou dando sorte pra gente” disse dona Raimunda se referindo ao neto e o orteio que lhe permitiu uma nova vida.


No sábado à noite, os moveis todos ainda não estavam dentro da casa. Raimunda e Adalberto decidiam o que priorizar para colocar nos quartos e não atrapalhar os colchões espalhados para a dormida de todos.


O cômodo principal é sala e cozinha, onde mal cabe a televisão, uma geladeira e um conjunto de sofá. Dona Raimunda ainda pensava como iria demarcar a cozinha. Eles também não sabiam o que comer já que o setor comercial estava fechado.


“Mas o terreno é bem espaçoso”, consolou seu Adalberto.


Ex-carpinteiro, o dono da casa disse que agora vai mudar de profissão. Ele não ganha nenhuma aposentadoria. A única renda, o Bolsa Família dos filhos, será complementada com o emprego que Adalberto Junior conseguiu na obra da escola construída bem perto da nova casa.


“Segunda-feira eu já começo a trabalhar, fui fichado hoje”, disse Adalberto Junior, bastante sorridente.


A família parecia nem acreditar que estava em uma casa nova. Por diversas vezes, dona Raimunda comparava a nova moradia com um quartinho pequeno e sem banheiro interno onde eles viviam no bairro da Cidade Nova.


“Lá era muito pior, não tinha nada, por isso a minha pressa para se mudar logo, estava precisando”, comentou dona Raimunda.


Sem vizinhos ainda, o silêncio era quebrado pelo barulho de máquinas que fazem a infraestrutura local. Mas vizinhos é uma questão de tempo, segundo a assessoria de imprensa do governo do Acre, as famílias contempladas na primeira etapa da Cidade do Povo terão 30 dias para ocupar as casas.


Uma logística de transporte foi planejada entre o Estado e a Prefeitura Municipal de Rio Branco. Na próxima etapa, programada para junho deste ano, o governador Sebastião Viana promete entregar mais 700 casas. Até o final do ano, a expectativa é de mais 3 mil moradias prontas somente na Cidade do Povo. Segundo o secretário Rostenio Souza, a meta deste primeiro semestre será entregar 1.662 unidades habitacionais em diversos loteamentos construídos pelo Estado, totalizando 5.010 unidades habitacionais.


DSC_0857


Quando estiver concluído, o projeto vai disponibilizar aos novos moradores, todos os equipamentos públicos necessários, como escolas, unidades de saúde, delegacias, praças, áreas verdes, transporte público, instituições de atenção ao cidadão e outros. A previsão é de R$ 1,1 bilhão investido.

Anúncios


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido