Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mâncio Cordeiro desiste de candidatura a câmara

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de muitos boatos e especulações o ex-secretário de Fazenda, Mâncio Cordeiro, desistiu de concorrer a uma vaga à Câmara Federal. Mâncio alega motivos pessoais e familiares para a decisão. Escreveu uma carta à imprensa na qual diz o seguinte: “Com o afunilamento do processo eleitoral, mergulhei em profunda reflexão e ao incluir variáveis que antes não estavam disponíveis, decidi por caminhos diferentes dos que me foram propostos e que inicialmente aceitara. Motivos de caráter exclusivamente pessoais e familiares levaram-me a declinar dessa possível candidatura, que já se desenhava como vitoriosa e de alcance inimaginável, tornando esta decisão muito mais difícil,” escreveu.


Leia íntegra da carta

Anúncios


Prezados amigos e companheiros,


A propósito da minha possível candidatura ao Congresso Nacional comunico à sociedade acreana que com a proximidade das eleições de 2014 iniciou-se um processo de articulação visando à escolha de nomes para a disputa de cadeiras na Câmara dos Deputados. Lideranças políticas apoiadas pela opinião de empresários, líderes da sociedade civil, líderes comunitários e outras vertentes da sociedade, ofereceram-me a oportunidade de disputar uma dessas cadeiras, o que muito me honrou.


Mancio_nelson_343Diante disso e por exercer, a convite pessoal do Governador, o cargo de Secretário de Estado da Fazenda, após análise da conjuntura política e dos prováveis cenários em que ocorreriam a campanha eleitoral e a eleição, manifestei à Sua Excelência, a decisão de concorrer ao pleito, motivo pelo qual tive que me desincompatibilizar de acordo com as regras eleitorais.


Aproximando-se a campanha eleitoral, a candidatura que antes era uma mera ideia começou a tomar forma, ganhando cada vez mais adeptos, desde amigos bem próximos, aliados, parceiros e até mesmo pessoas que conheci durante essa caminhada, todos compartilhando da mesma ideia e da crença de que poderíamos juntos trazer contribuições significativas para o aperfeiçoamento na política do meu Estado e no Congresso Nacional.


Porém com o afunilamento desse processo, mergulhei em profunda reflexão e ao incluir variáveis que antes não estavam disponíveis, decidi por caminhos diferentes dos que me foram propostos e que inicialmente aceitara. Motivos de caráter exclusivamente pessoais e familiares levaram-me a declinar dessa possível candidatura, que já se desenhava como vitoriosa e de alcance inimaginável, tornando esta decisão muito mais difícil.


Agradeço a confiança, o apoio e a distinção de que sempre fui beneficiário por parte dos Governadores, Jorge Viana, Binho Marques e Tião Viana, no exercício dos cargos de Secretário de Estado e Presidente do Banco da Amazônia, bem como na atividade político-institucional a eles inerente, cargos com os quais me foi possível contribuir com o projeto vitorioso que revolucionou e continuará promovendo o desenvolvimento do nosso Estado do Acre. Continuarei como integrante da Frente Popular, prestando apoio político à Presidenta Dilma e ao Governador Tião Viana mantendo-me na luta pela melhoria da sociedade acreana. Estou certo de que os integrantes desse projeto, em especial meus companheiros do PT saberão encontrar outros postulantes à altura das tradições e dos desafios de nosso estado. Com isso, reafirmo meu incondicional apoio à Frente Popular nas próximas eleições.


Aos meus concidadãos e especialmente aos amigos, companheiros e novos parceiros que fiz nessa caminhada, que testemunharam em mim compromisso e dedicação necessários a realização dessa missão, reafirmo a esperança que me conduziu durante todos esses anos por um futuro ainda melhor. E que fique claro que isso é no máximo uma vírgula na história da nossa luta, contem comigo esteja onde estiver para continuar ajudando a escrever a história vitoriosa do nosso estado.


A todos, meu muito obrigado.
Rio Branco, maio de 2014
Mâncio Lima Cordeiro


Reviravolta nas candidaturas proporcionais da FPA e da oposição
As eleições de 2014 no Acre prometem ser muito disputadas não só para governador e senador. As disputas proporcionais para deputados federais e estaduais também prometem um acirramento jamais visto. Mesmo com a saída de um time forte de candidatos naturais que concorreriam às suas reeleições e foram para a disputa majoritária o jogo promete esquentar ainda mais até as convenções partidárias de junho. Novidades acontecerão, nada está resolvido.


Vagner, lança filho para federal
Com a indicação da deputada Antônia Sales (PMDB) como vice de Márcio Bittar (PSDB) o esperado é que o filho Fagner Sales (PMDB) disputasse uma vaga da Aleac. Mas o prefeito Vagner Sales (PMDB) já avisou que Fagner será candidato a deputado federal.


Via aberta
A tese do prefeito de Cruzeiro do Sul é que existem poucos candidatos significativos do Juruá para as vagas à Câmara Federal. “Como saíram vários federais daqui para a disputa majoritária vamos apresentar um nome alternativo para continuar ajudando as prefeituras,” diz ele.


Apoio essencial
Os prefeitos da oposição de Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Mâncio Lima reclamam da falta de parceria com o Governo do Estado. Sobrevivem às custas de emendas parlamentares dos deputados federais e senadores. Como existem alguns parlamentares do PT que não ajudam em nada a disputa proporcional se torna essencial no Juruá.


Precisa explicar
O deputado federal Sibá Machado (PT) teve uma votação razoável no Juruá em 2010. Agora, precisa explicar para a população da região quanto ajudou. Os prefeitos reclamam que não colocou emendas para nenhum trabalhar.


Exceção da regra
O prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB) é o que tem melhor relação com o Governo. Graças ao seu vice Eriton Maia (PC do B) que é da FPA. Mas também tem sobrevivido principalmente com as emendas do deputado federal Flaviano Melo (PMDB).

Anúncios


Depois da tempestade…
O prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary (PMDB), teve que tomar medidas duras para poder se manter no cargo. Mas agora já tem resultados positivos da sua gestão. Sobreviveu a tempestade com a ajuda do PMDB nacional.


Disputa pela liderança do Juruá
A candidatura de Fagner Sales (PMDB) a federal vai tirar as provas do nove sobre quem é a maior liderança do Juruá. Como César Messias (PSB) estará na disputa, aquilo que não aconteceu na disputa pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, em 2012, vai acontecer em 2014. Vagner e César estarão frente a frente politicamente.


A forças das mulheres
Uma dobradinha matriarcal nas eleições de 2014. A deputada federal Antônia Lúcia (PSC) concorrer à reeleição. Ela fará dobradinha com a filha, Gabriela Câmara (PTN) que disputa uma vaga de deputada estadual.


Nem tão bem assim
A vereadora do Jordão, Zeina Melo (PMDB), questiona as pesquisas que avaliaram bem a gestão do prefeito do município, Élson Farias (PC do B). Segundo a vereadora os funcionários municipais têm sofrido com constantes atrasos de salários.


Só na hora que interessa
A metralhadora giratória aponta também para o presidente da Câmara, Francisco Guimarães (PC do B), o Chicão. Ela alega que quando viaja e volta com denúncias sobre a gestão municipal as sessões da Casa parlamentar são canceladas.


Chapa forte da Aliança
A entrada de Fagner Sales (PMDB) vai reforçar ainda mais os candidatos dos partidos de oposição na disputa pelas vagas à Câmara Federal. A perspectiva é que a Aliança poderá tranquilamente eleger quatro ou cinco deputados. O time é formado por Flaviano Melo (PMDB), Antônia Lúcia (PSC), Marfisa Galvão (PSD), Neto Ribeiro (PP), Ronivon Santiago (PP), Allison Bestene (PP), Major Rocha (PSDB), Ilderlei Cordeiro (PR), Doutora Wanda (PP), Deodato (PPS) e Anute (Solidariedade).


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido