Menu

Temperatura pode cair para 12ºC até o final de semana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma nova frente fria  vai chegar no Acre até o final desta semana,  garante o pesquisador meteorologico Davi Friale, no site O Tempo Aqui. Segundo informação do portal, a frente fria chegará com toda força. A temperatura máxima ficará abaixo de 18ºC e a mínima entre 12 e 14ºC, porém, devido aos fortes ventos, a sensação térmica vai ser abaixo de 8ºC, principalmente, à noite. Há possibilidade de que sejam estabelecidos recordes históricos de frio, no mês de maio, em Rio Branco e em Brasileia.


Uma altíssima pressão atmosférica, que se formará, no norte da Argentina, impulsionará ventos gelados para todo o Acre, Rondônia, Mato Grosso, sul, sudoeste e oeste do Amazonas e toda a região de selva da Bolívia e do Peru.

Publicidade

No final da tarde de sexta-feira, dia 23, ou no início da noite, ventos fortíssimos, soprando da direção sudeste, atingirão, repentinamente, a cidade de Rio Branco. Rajadas intensas, com velocidades que deverão ultrapassar 60km/h, nos pontos mais altos, podendo ocorrer fortes descargas elétricas, queda de granizo e chuvas torrenciais.


O sábado vai amanhecer gelado, na capital acreana, em Brasileia, em Sena Madureira e nas proximidades. O tempo fica totalmente fechado e os ventos estarão intensos, com garoa, a qualquer hora. O frio aumenta, durante todo o dia,  com a temperatura máxima ficando abaixo de 18ºC e a mínima entre 12 e 14ºC, porém, devido aos fortes ventos, a sensação térmica vai ser abaixo de 8ºC, principalmente, à noite.


No sábado, à tarde, todo o Acre, já estará tomado por uma poderosa massa de ar frio, de origem polar, e as temperaturas despencam, também, em Tarauacá e em Cruzeiro do Sul, com valores mínimos que deverão oscilar entre 14 e 17ºC.


O frio continua intenso durante todo o domingo e, ao amanhecer de segunda-feira, dia 26, os termômetros deverão estar marcando temperaturas entre 9 e 12ºC, com sensação térmica próxima de zero, em Rio Branco, Brasileia e municípios próximos.


“É bastante provável que sejam estabelecidos recordes históricos de frio, no mês de maio, pois a menor temperatura registrada oficialmente, neste mês, na capital acreana, foi 10,9ºC, ocorrida no ano de 1990, no dia 20”, diz trecho do site.


Na região de selva do Peru e da Bolívia terão queda acentuada da temperatura, principalmente, nas cidades de Cobija, Riberalta, Trinidad, Robore, Porto Maldonado, Pucalpa e Iquitos.


A causa desse frio tão intenso, fora de época, é devido ao resfriamento global que começa a ganhar força nos últimos anos, no mundo inteiro. Essa será, apenas, a primeira incursão maciça de ar frio, na Amazônia Ocidental, deste ano. Nos próximos meses, deverão ocorrer frios ainda mais intensos, no Acre, e temperaturas próximas de 6ºC serão facilmente atingidas.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido