Menu

Sinais de fumaça da guerra eleitoral já estão na rede

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

campanha_02


Que as eleições no Acre são super disputadas todo mundo já sabe. Mas o próximo pleito de outubro promete ser um dos mais acirrados da história do Acre. Com o advento da popularização das redes sociais, Facebook e Twitter, a tendência são os conflitos aumentarem ainda mais. Qualquer um pode escrever o quê pensa e disseminar para milhares de pessoas sem nenhum tipo de censura. O silêncio das mídias oficiais foram definitivamente quebrados. Não adianta um jornal ou uma TV publicar uma informação para segundos depois ela ser destroçada nas redes sociais. Ficou mais difícil manipular a manada de eleitores para uma ou outra direção. O quê não se vê na mídia está escancarado na internet. Os diversos grupos com suas preferências políticas se digladiam na tentativa de passar a sua “verdade” aos outros internautas da rede. Qualquer notícia mal formulada vira piada. Um exemplo foi o projeto dos apitos contra a violência da Secretaria de Segurança do Acre. Os ecos dos internautas acreanos ultrapassaram as fronteiras. A iniciativa virou piada nacional. Com milhares de “navegadores” diariamente na ativa ouso dizer que as informações das redes serão tão ou mais importantes para a decisão da eleição no Acre do que os próprios programas eleitorais gratuitos de rádio e televisão.

Publicidade

Profissionalização viral
Com esse quadro as coligações que disputarão as eleições do Acre tendem a contratar profissionais especializados nas linguagens das redes. Estrategistas para atacar e defender candidaturas e projetos políticos conforme a necessidade.


A questão da “verdade”
Existir um espaço virtual livre é um avanço para a democracia brasileira. No entanto, os eleitores que pretendem basear seus votos em informações das redes devem ter muito cuidado. A “verdade” nunca foi tão relativa como agora.


Batalhas virtuais
A disputa ao Senado tem sido campeã na guerra das redes no Acre. Os aliados da deputado Perpétua Almeida (PC do B) e do deputado Gladson Cameli (PP) se contrapõe diariamente. Um verdadeiro fogo cruzado de informações.


Quem diria…
Os Soldados da Borracha, a maioria com mais de 80 anos de idade, acabaram servindo de tema para essa guerra virtual. Eles que nem têm noção dessas novas tecnologias usados para a promoção política e escaramuças ideológicas.


Sob o manto do anonimato
Também já observei que existem muitos perfis “fakes” no Facebook para fazer o trabalho sujo. Através dessas contas é possível atacar adversários políticos escondidos por máscaras ilusórias. Quando se percebe que é um perfil inexistente o estrago já está feito.


Dilma, a maior vítima das redes
A pesquisa do Instituto DataFolha divulgou na semana passada que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 42% de rejeição. Um número alto e difícil de ser revertido numa eleição. A presidente tem sido o maior alvo de críticas e sátiras nas redes. O quê ela está fazendo de positivo quase não aparece.


E aqui?
No Acre, as críticas e sátiras contra o governador Tião Viana (PT) nas redes são respondidas por um batalhão de aliados. O jogo fica mais equilibrado. Agora, se os internautas vão acreditar numa ou outra versão já são outros quinhentos.


O espaço de cada um
O deputado estadual Jamyl Asfury (PEN) está confiante na sua reeleição, apesar de estar no chapão da FPA. Jamyl acha que os candidatos do PT, da chapa, lutam pelo mesmo espaço. Os do PEN e dos outros partidos são diferentes, segundo ele.


As vozes de ouro do interior
Pelo menos dois candidatos a deputado estadual vindos do interior poderão surpreender nas eleições. Os dois são locutores de programas populares em Cruzeiro do Sul e Tarauacá e vão entrar no debate pelas vagas da ALEAC.


Poder de comunicação
Gilson Amorim (PSDB) é líder comunitário e comanda o programa Parada Obrigatória na Nova Era FM de Tarauacá. Já Paulo Amorim (PV) que faz programa noturno na Verdes Florestas de Cruzeiro do Sul é conhecido em todo o Vale do Juruá. Principalmente nas comunidades mais afastadas.

Publicidade

Desistiu?
Recebi uma informação que o vice-prefeito de Tarauacá, Batista (PC do B) teria desistido de ser candidato a deputado estadual. Nesse caso, Batista não tem o quê perder. Se não sair vitorioso continua no cargo de vice na prefeitura.


Na estrada
Por outro lado, o vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Mazinho Santiago (PMDB) está com o pé na estrada para tentar se eleger deputado federal. Andou esses dias pela Capital fazendo contatos. Também esteve com o prefeito do Quinari, James Gomes (PSDB), em busca de apoio.


Encontro de delegados do PT
Não tem nada a ver com segurança pública e nem apitos. É um encontro tático eleitoral de delegados do PT. O evento será neste sábado, dia 17, no Buffet AFA Jardim, a partir das 08 horas. De acordo com o presidente regional, Ermício Sena, o objetivo do encontro é fortalecer o debate interno em torno das eleições e planejar os próximos passos das candidaturas petistas proporcionais e majoritárias.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido