Menu

Onda de frio intenso atingirá o Acre no final de maio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Acompanhando a tendência de resfriamento global que vem ocorrendo nos últimos anos em todos os continentes, o Acre também será atingido ainda neste mês de maio por uma forte massa de ar frio de origem polar. A informação foi divulgada pelo pesquisador meteorológico Davi Friale.


Segundo Friale, esta será só a primeira de uma série de ondas de frio intenso que atingirão a maior parte da Amazônia Ocidental até o final de 2014, cujas temperaturas, em Rio Branco, poderão facilmente atingir 6ºC  durante o período do inverno, ou seja, em junho, julho e agosto.
Recordes de frio têm sido registrados em todas as regiões da Terra, inclusive, no Brasil, com as mais baixas temperaturas dos últimos 60 anos. No ano passado foram 15 dias, não consecutivos, de neve, no sul do nosso país. Rio Branco, em 2013, registrou temperatura em torno de 7ºC, com sensação abaixo de zero.

Publicidade

Nos Estados do Acre e Rondônia é alta a probabilidade de temperaturas abaixo de 15ºC, mas devido aos fortes ventos, a sensação térmica será inferior a 9ºC, em alguns momentos  antes do final deste mês. “Não está descartada a possibilidade dea temperatura cair para valores abaixo de 12ºC’, frisa Friale.


A causa desse frio é a formação de um centro de alta pressão atmosférica na região da Antártida que causa o deslocamento de massa de ar polar para o Acre. Esse deslocamento é facilitado pelas terras baixas do centro da América do Sul e por outras condições atmosféricas que estarão favoráveis à incursão desse ar gelado que atingirá todos os acreanos, nos próximos dias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido