Menu

Depois de ser exonerado de cargo de direção para disputar eleição Henrique Corinto é nomeado assessor especial por Sebastião

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Parece mentira, mas não é. O diretor-presidente do Instituto Socioeducativo (ISE), Henrique Corinto, que foi exonerado no dia 1o de abril, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), com direito a solenidade na Casa Rosada, patrocinada pelo governador Sebastião Viana (PT), foi nomeado novamente como assessor de planejamento do ISE, no dia 13 de maio.


A suposta manobra foi denunciada por dirigentes de partidos nanicos da Frente Popular, coligação capitaneada pelo PT. Para eles, o governo fez um tipo de “ato secreto” para beneficiar Corinto, que é filiado ao PCdoB, segundo partido na hierarquia da FPA. Henrique Corinto foi exonerado por força de lei que prevê o afastamento do ordenador de despesas seis meses antes do pleito.

Publicidade

Revoltados com a falta de espaço e estrutura para seus candidatos, os dirigentes de partidos nanicos acreditam que os cardeais petistas estariam fazendo uma manobra para burlar a lei eleitoral e “beneficiar apadrinhados”, mantendo os altos salários até um período mais próximo das eleições. No cargo que ocupa, Henrique Corinto, terá que se afastar apenas três meses antes da eleição.


Procurado pela reportagem, Corinto lembrou do que determina a lei eleitoral, além de negar que esteja sendo beneficiado. “Estas pessoas que denunciam deveriam vir para o debate isento e sem preconceito. Estou tendo mais prejuízo do que benefícios, explico: enquanto os outros que se afastaram estão em plena campanha, eu só posso fazer isso aos finais de semana”, enfatiza.


SECRETOS_01


O novo assessor de planejamento do ISE afirma que foi nomeado para dar continuidade aos projetos que iniciou para os jovens que cumprem medidas socioeducativas. “Como tínhamos projetos em andamento, não ligados a área orçamentária, o governo achou melhor que eu permanecesse. Fui nomeado e estou cumprindo minhas quarentas horas”, destaca Corinto.


Henrique corinto lembra ainda que na função que ocupa não teria condições de fazer o uso da máquina para beneficiar sua candidatura. “Minha função é de fazer planejamento, desenvolver os projetos em andamento e prestar contas. Esta questionada vantagem se torna prejuízo, já que não tenho o mesmo tempo dos demais secretários e ainda vou à convenção para saber se serei candidato”.


Outros pré-candidatos da FPA permanecem em seus cargos de assessor especial do governo, como é o caso do ex-presidente do PT, Leonardo Brito e o ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, que disputarão vagas na Câmara Federal. Nos meses que antecedem a eleição, iniciou-se uma verdadeira guerra entre os partidos da coligação. Eles reivindicam estrutura de campanha.


EXONERAÇÃO DO CARGO DE DIREÇÃO


ESTADO DO ACRE


DECRETO No 7.267 DE 31 DE MARÇO DE 2014


O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso da atribuição que lhe confere o art. 78, inciso VI, da Constituição Estadual,

Publicidade

2 Quarta-feira, 02 de abril de 2014 No 11.277 DIÁRIO OFICIAL


RESOLVE:


Art. 1o Exonerar, a pedido, JOSÉ HENRIQUE CORINTO DE MOURA, do cargo de Diretor-Presidente do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre – ISE, nomeado através do Decreto n° 3.132, de 16 de janeiro de 2012. Art. 2o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos a contar de 1o de abril de 2014.


Art. 3o Revogar o Decreto no 4.883, de 28 de novembro de 2012.


Rio Branco-Acre, 31 de março de 2014, 126o da República, 112o do Tratado de Petrópolis e 53o do Estado do Acre.


Tião Viana


Governador do Estado do Acre


NOMEAÇÃO NO CARGO DE ASSESSOR ESPECIAL


ESTADO DO ACRE


DECRETO No 7.586 DE 13 DE MAIO DE 2014


O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso da atribuição que lhe confere o art. 78, inciso VI, da Constituição Estadual,


RESOLVE:


Art. 1o Nomear JOSÉ HENRIQUE CORINTO DE MOURA, para exercer o cargo de Assessor Especial de Planejamento do Instituto Sócioeduca- tivo do Estado do Acre – ISE.


Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos a contar de 1o de abril de 2014.


Rio Branco-Acre, 13 de maio de 2014, 126o da República, 112o do Tratado de Petrópolis e 53o do Estado do Acre.


Tião Viana


Governador do Estado do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido