Menu

Atingidos pela cheia em RO recebem contas de energia de imóveis alagados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após a baixa do Rio Madeira, alguns moradores estão recebendo fatura de energia elétrica referente ao período em que estavam desalojados pela maior enchente em Rondônia. Segundo a Eletrobras Distribuição Rondônia, cerca de 3,3 mil imóveis tiveram o fornecimento de energia desligado por medida de segurança. A maior parte foi em Porto Velho, Guajará-Mirim eNova Mamoré. Há duas semanas, a empresa começou a religar o sistema. Em torno de 600 pontos já estão energizados. Segundo a concessionária, não há faturas para o período de desligamento.


O comerciante Rosemar Guimarães ficou quase três meses fora de casa e com o restaurante no Bairro Nacional, em Porto Velho, fechado após os locais serem inundados. Ao retornar, há uma semana, começou a receber as faturas dos meses de fevereiro, março e abril. Os valores são superiores a R$ 1,1 mil, mesmo com o móvel desocupado. “Não sei o que fazer com essa situação. Não tinha nada ligado. A única coisa que aparecia no relógio era uma luz, porque eles não vieram desligar o relógio, mas eu tenho documento que prova que a gente pediu o desligamento”, afirma o comerciante.

Publicidade

Segundo o diretor de operações da Eletrobras, Luiz Marcelo Reis de Carvalho, não haverá conta onde o sistema foi suspenso. “No período em que o consumidor foi desligado não tem consumo, não tem conta de energia elétrica. Ele não pagará nada neste período”, garante Carvalho.


Os imóveis que tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido, Carvalho pede que os moradores façam a solicitação para o religamento, a fim de evitar acidentes. Segundo a concessionária, já houve um registro de um acidente. Um homem quase morreu vítima de uma descarga elétrica no Bairro Belmont. “A gente está estabelecendo um critério junto com a Defesa Civil. Então, mesmo que o consumidor que foi desligado faça o pedido, nós levamos a Defesa Civil e, se a área estiver liberada, nossos técnicos fazem avaliação e religam dentro da normalidade”, diz o diretor de operações do órgão.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido