Menu

Mais de 50 pessoas suspeitam de intoxicação após consumir comida no restaurante do Makro Atacadista

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pacientes supostamente infectados continuam procurando a rede Unimed, UPAs e o Hospital Pronto Clinica em Rio Branco. Vigilância Sanitária confirma denúncia. Caso é de conhecimento do Ministério Público Estadual. Makro diz que tomou providências para corrigir possíveis falhas.


O servidor público federal, Gustavo de Araújo afirma que, após comer no restaurante do Supermercado Makro, em Rio Branco, Acre, na última terça-feira (6), ele e outros dois amigos passaram mal. Gustavo foi atendido no setor de emergência do Hospital Pronto Clínica, onde permanece em observação até a manhã deste sábado.

Publicidade

O servidor afirma que chegou ao restaurante do supermercado por volta das 12 horas junto com outros dois amigos. “Comemos e fomos para casa. Naquarta-feira meus amigos me ligaram e perguntaram se eu estava me sentindo bem. Eu disse que sim. Horas depois comecei a passar mal, com vômitos e diarreia”, informou.


Na quinta-feira (8), com febre altíssima e com crises de convulsão, o estudante procurou o atendimento de emergência da Unimed, em Rio Branco. “Deparei-me com dezenas de outras pessoas e até funcionários do Supermercado buscando socorro”, acrescentou Gustavo.


Com o atendimento tumultuado na Unimed, Gustavo conta que procurou o setor de emergência do Pronto Clinica onde recebeu os primeiros socorros. Ele foi internado e encontra-se em observação até a manhã deste sábado.


Gustavo não é o único a narrar a história. A suspeita foi parar nas redes sociais. O internauta Bernardo Francklis Rabelo escreveu a seguinte informação em seu facebook: “Malzão. Intoxicação alimentar junto com meu padrasto, meu irmão e minha namorada, tudo por um simples almoço no Makro,” (sic) comentou Francklis.


Ontem à tarde, outro consumidor deu entrada na Pronto Clinica de Rio Branco. Trata-se de Veridiano Barroso. Segundo informações, Barroso já havia sido atendido pela emergência do hospital, recebeu alta e voltou com sintomas mais fortes de intoxicação.


Gustavo afirma que após receber alta vai criar uma página e grupo no whatsapp para identificar as pessoas que suspeitam da intoxicação e entrar com uma ação coletiva contra a rede de supermercados.


“Tenho informações de que essa não é a primeira vez que isso acontece, vou buscar parceiros para denunciar isso às autoridades competentes e entrarmos com uma ação coletiva. Estou faltando faculdade e trabalho por causa da falta de responsabilidade dessa rede que se implantou na capital”, desabafou.


A diretora do Departamento de Vigilância e Saúde, Luana Esteves, confirmou que a Rede Atacadista Makro foi notificada na quarta-feira, dia 07. Além da notificação, amostras de alimentos foram coletadas e enviadas para análise no Laboratório Central (LACEN). A Vigilância confirmou 11 casos suspeitos que deram entrada na Unimed. Informou também pronto atendimento nas UPAs e no Hospital Pronto Clinica. Acrescentou que o supermercado já foi notificado e que o caso já é de conhecimento do Ministério Público Estadual.


Procurada, a assessoria de imprensa da Unimed ficou de checar o número de pacientes que na noite de quinta-feira deram entrada no Pronto Atendimento com suspeita de intoxicação. Na manhã deste sábado, o Relações Públicas da empresa, André Barreto Garcia, informou que 20 pessoas deram entrada na Emergência da Unimed com infecção alimentar.


No Brasil desde 1972, o Makro é uma empresa do grupo holandês SHV (Steenkolen Handeis Vareeniging) e opera em 5 países da América do Sul: Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela, atualmente com mais de 130 lojas.

Publicidade

O OUTRO LADO:


A assessoria de imprensa da rede de supermercados Makro, em São Paulo, informou que após a denúncia, tomou medidas imediatas para apuração da ocorrência e correção de eventuais falhas.


Veja na íntegra a nota da assessoria do supermercado:


O Makro Atacadista informa que possui uma rotina rigorosa de higiene, limpeza e conservação em suas instalações, que atende e supera todas as normas sanitárias determinadas pelos órgãos fiscalizadores.


Após os primeiros relatos de intoxicação em sua loja no Rio Branco, o Makro imediatamente tomou as medidas necessárias para apuração da ocorrência e correção de eventuais falhas.


A companhia reitera que preza pela saúde e bem-estar de seus clientes, respeitando todas as leis e regulamentações relacionadas à saúde pública.


O Makro tem ciência das suas responsabilidades e permanece à disposição dos órgãos competentes para prestar qualquer esclarecimento que se faça necessário.


Makro Atacadista S.A.
São Paulo, 10 de maio de 2014


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido