Menu

Pesquisar
Close this search box.

No Acre, política é assunto para mulheres

coluna_01


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A eleição de 2014 vai marcar um momento especial na política do Estado. Nunca se viu a participação tão intensa de mulheres na disputa por cargos eletivos importantes como nesse pleito. A chapa majoritária da FPA terá duas representantes do “poder feminino”. Nazaré Araújo (PT) será a candidata a vice de Tião Viana (PT) e, a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) concorre ao Senado. Por outro lado, já é certo que Márcio Bittar (PSDB) terá a companhia feminina para disputar o Governo. A sua vice será a deputada Antônia Sales (PMDB) ou a vereadora da Capital Eliane Sinhasique (PMDB). No pleito proporcional para a Câmara Federal várias mulheres são fortes candidatas. Com a desistência de Márcia Bittar (PSDB), a esposa do senador Sérgio Petecão (PSD), Marfisa Galvão (PSD) entrou na corrida. Outras concorrentes fortes são a deputada Antônia Lúcia (PSC) que vai para a reeleição, a procuradora Wanda Milano (PP), a deputada estadual Marileide Serafim (PSL) e a ex-vice prefeita de Rio Branco, Regina Lino (PTB). Um quadro cor de rosa que deve fazer bastante barulho.


Entre os extremos
O deputado estadual Luiz Tchê (PDT) que vai disputar uma vaga na Câmara Federal está ouvindo muito antes decidir o destino do PDT. Nessa semana, Tchê terá um encontro com o pré-candidato ao Senado Gladson Cameli (PP). Na próxima conversará com Perpétua Almeida (PC do B), candidata da FPA.

Anúncios


Capital
O PDT do Acre tem mais de dois minutos de tempo de rádio e TV. Algo que vai valer ouro quando o jogo eleitoral começar pra valer. Qual coligação que não gostaria de acrescentar esse tempo de exposição na mídia quando a batalha começar?


Reassumindo a Unale
Na próxima quinta, dia 8, Tchê (PDT) será aclamado novamente presidente da UNALE, entidade que congrega os deputados estaduais de todo Brasil. O evento, em Brasília, será aberto pelo senador Aécio Neves (PSDB), concorrente ao Planalto.


Influencia natural
O pessoal de oposição no Acre deverá pedir para que Aécio (PSDB) convença Tchê e o PDT a integrarem a Aliança de 11 partidos que disputará o Governo. Se isso acontecer a coligação terá quase 14 minutos diários de rádio e TV durante a campanha.


Faca de dois gumes
Claro que o tempo de mídia quando bem aproveitado é um trunfo importante numa eleição. Mas se os programas não forem bem estruturados o grande tempo de exposição pode ter exatamente o efeito contrário. Ou seja, destruir as candidaturas.


Pacto de não agressão
Os concorrentes da FPA estão de olho nas disputas internas entre os candidatos a deputado federal do PT. Moisés Diniz (PC do B) e Luiz Tchê (PDT) já combinaram entre eles para respeitarem votos um do outro.


Em nome de Deus
O deputado federal Gladson Cameli (PP) deverá anunciar nos próximos dias o apoio à sua candidatura ao Senado de uma importante liderança religiosa nacional. Ele esteve nesta segunda, dia 5, em São Paulo, cuidando do assunto.


Primeiro eu
A ordem dos fatores não altera o produto quando se trata de solidariedade. Mas nos eventos em que participam as entidades Rio Branco Amiga e Acre Solidário coordenadas pelas primeiras damas do Estado e município, os mestres de cerimônia precisam ter cuidado na ordem de chamada.


Chapa forte
O PDT vai entrar na disputa por vagas da Aleac com time forte. Jairo Cassiano (PDT), Chico Batista (PDT), Tanisio Sá (PDT), Chicão Brigído (PDT), Zenildo Vieira (PDT) Júnior Heitor (PDT) e Henry Nogueira (PDT). Candidatos de todas as regionais do Acre.


Depois do “Fora FHC” o “antipetismo”
O ciclos da política são naturais como as mudanças da direção do vento. Não existe santo no mundo político e nem quem esteja acima do bem e do mal. Como dizia o mestre Jesus: “quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”.


Peregrinação ao Juruá
A missa de um ano do falecimento do ex-governador Orleir Cameli, que será nessa quinta, dia 8, deverá atrair políticos de todas as tendências. O ex-governador nos últimos anos da sua vida manteve diálogo aberto com todos, sem nenhum tipo de descriminação. Claro que alguns quando saiam do seu escritório, em Cruzeiro do Sul, eram alvos de comentários não muito elogiosos. Mas o ex-governador não fechou a porta para ninguém. Recebia até mesmo aqueles que em outros tempos foram os seus algozes políticos.


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido