Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mâncio Cordeiro sabe que “fogo amigo” vem de dentro do PT

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-secretário estadual da fazenda e ex-presidente do Banco da Amazônia, pré-candidato a deputado federal Mâncio Cordeiro (PT), já identificou um dos piores problemas que vai enfrentar na sua campanha. Tem uma ala do PT, comandada pelo articulador político Carioca, que vai fazer o possível para deixar o seu caminho eleitoral o mais espinhoso possível. Segundo Mâncio, o confronto por espaços eleitorais aumentou desde que o ex-prefeito de Feijó, Francimar Fernandes (PT), declarou apoio à sua candidatura. A intenção do grupo de Carioca era que Francimar aderisse à candidatura de Léo Brito (PT). O ex-secretário acha que algumas notas têm sido plantadas na imprensa na tentativa de desmoralizá-lo e enfraquecer a sua candidatura.


O passado te condena
Durante o processo do PED (Eleição Direta do PT) Mâncio foi exposto num jornal ultra-governista por fazer parte da tendência DS. O grupo da DR, que é a maioria dentro da gestão estadual, preparou a “armadilha” que quase criou uma fissura na relação de Mâncio com o governador Tião Viana (PT).

Anúncios


Turma do deixa disso…
Houve pedidos de desculpas públicas, declarações de fidelidade e tudo ficou por isso mesmo. Mas as mágoas permaneceram. Mâncio querer mudar a direção estadual do PT pode ter sido um ato “imperdoável”. Ele apoiou Sibá Machado (PT), que teve 42% dos votos, contra o atual presidente, apoiado por Tião Viana (PT), Ermício Sena (PT), da DR.


Iniciativa própria
Ao contrário do que alguns pensam, quem decidiu ser candidato a deputado federal foi o próprio Mâncio. Ele conversou com o governador Tião Viana (PT) e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) que o incentivaram à empreitada eleitoral.


Recordar é viver
Mâncio também lamenta que o seu irmão, o deputado federal Taumaturgo Lima (PT), já tenha sofrido “perseguições” por alas do partido. Taumaturgo era o “azarão” da disputa, em 2010. Algumas lideranças do PT achavam que ele desempenharia a função de complementar votos à eleição de Léo Brito (PT). Mas contra todos os prognósticos e com a ajuda do próprio Mâncio, Taumaturgo se elegeu.


Bandeira
Apesar dos obstáculos, Mâncio está otimista. Ele acha que o Acre precisa de mais recursos. “Com a minha experiência na Fazenda do Estado e da Capital, sei como viabilizar os recursos para investimento no Acre, em Brasília,” diz ele.


Admiração de Lula
Recordo de uma ocasião em que o ex-governador Binho Marques (PT) queria que Mâncio Cordeiro, na época presidente do Banco da Amazônia, voltasse para a Secretaria da Fazenda. A dificuldade foi para que o então presidente Lula (PT) o liberasse. Mâncio reestruturou do banco estatal.


Bomba humana
A visita das deputadas Toinha Vieira (PSDB), Antônia Sales (PMDB) e do deputado Rocha (PSDB) ao presídio Francisco de Oliveira Conde, na Capital vai render. Os parlamentares saíram chocados com as condições sub-humanas dos detentos. Pretendem detonar a bomba na próxima semana no plenário da Aleac com fotos e vídeos.


Revolta
Os parlamentares reclamavam que o Governo que prega tanto o humanismo com os haitianos está esquecendo o seu próprio povo. Segundo Antônia Sales, o tratamento dos presidiários lembra um amontoado de carne humana.


Clima de insegurança
Os recentes assaltos com reféns em residências de Rio Branco e Cruzeiro do Sul mostram que a Segurança Público do Acre está sem comando. Os crimes têm se sucedido sem uma política de prevenção. Um caso de polícia.


Quem sabe faz a hora
O ex-secretário de pequenos negócios, José Reis (PT), soube aproveitar as oportunidades que teve na vida. De segurança a secretário de Estado e, com um trabalho de gestor bem avaliado. Pré-candidato a deputado estadual, Reis é um serio concorrente apesar de estar na “chapa da morte”.


Sem tempo a perder
No gabinete do governador Tião Viana (PT) tem um café onde alguns secretários adoram dar expediente. Sempre prontos a fazer elogios fáceis. Apesar da sua proximidade com o governador, Reis nunca frequentou o ambiente. Preferiu percorrer o Estado executando o melhor projeto de inserção social da atual gestão.


Quem reclama já perdeu
Não adianta alguns deputados estaduais quererem abrir fogo contra Reis. Se ele ganhar a eleição será por mérito próprio. Deram a oportunidade ao ex-militar da PM de Rondônia e, ele está aproveitando bem.


A revolta com o jornalista
Na sessão desta quarta, dia 30, alguns deputados estavam revoltados com o jornalista Washington Aquino (PCdoB). Ele denunciou os “faltosos” da Aleac no seu programa matinal na TV 5. Como Aquino é candidato a uma das vagas da Casa acharam que estava fazendo uma denúncia em benefício próprio.


É melhor combinar primeiro com os eleitores
Conservei esses dias com várias pessoas com ligação próxima ao governador Tião Viana (PT). A posição de todos é uma só. Acham que a sua reeleição acontecerá no primeiro turno. Por outro lado, os colaboradores de Márcio Bittar (PSDB) afirmam que as “sondagens” lhe garantirão uma vitória em dois turnos. Bocalom (DEM), mais uma vez, já deve ter comprado o seu terno novo para a posse como governador. Tudo isso é pura especulação. Por enquanto ninguém ganhou e ninguém perdeu. Particularmente não acredito numa eleição para o Governo do Acre resolvida em apenas um turno. Não vejo nenhum dos candidatos com cacife para tal proeza. Mas para aqueles que acham que já ganharam é melhor prestarem atenção. Se existe um ser misterioso é o eleitor. A vontade dele é soberana e pode surpreender os incautos da arrogância.

Anúncios


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido