Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cai número de obesos em Rio Branco, diz Ministério

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O número de obesos em Rio Branco diminuiu, segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (30), por meio da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.


Enquanto a capital acreana apresentou na pesquisa passada o maior número de obesos, desta vez, ficou entre as dez capitais com percentual de 18,1%, sendo que 16,7% são homens e 19,3% são mulheres.

Anúncios


De acordo com o Ministério da Saúde, essa foi a primeira vez em oito anos consecutivos que o percentual de excesso de peso e de obesidade se manteve estável no país.


A pesquisa indica que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal e que, destes, 17,5% são obesos. Os resultados do estudo cessam a média de crescimento de 1,3 ponto percentual ao ano que vinha sendo registrada desde a primeira edição, realizada em 2006 – quando o proporção de pessoas acima do peso era de 42,6% e de obesos era de 11,8%.


Apesar dosavanços, o estudo também mostra a existência de diversos hábitos alimentares inapropriados da população.  Um deles é o índice que mostra quantos brasileiros tem o habito de substituir o almoço ou o jantar por um lanche de baixo valor nutritivo.


Consultado pela primeira vez no Vigitel, o indicador mostrou que 16,5% dos brasileiros (12,6% dos homens e 19,7% das mulheres) costumam trocar o almoço ou jantar por lanches como pizzas, sanduíches ou salgados diariamente. Outro indicador que preocupa é o consumo excessivo de gordura saturada: 31% da população não dispensam a carne gordurosa e mais da metade (53,5%) consome leite integral regularmente. O refrigerante também têm consumidores fiéis: 23,3% ingerem esta bebida, no mínimo, cinco dias por semana.


Nesta edição, foram entrevistados aproximadamente 53 mil adultos em todas as capitais e também no Distrito Federal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido