Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em tempos de eleições os candidatos vendem o Acre como pobre, o rico e o paraíso! Aonde vivemos?

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As inserções publicitárias do PSDB que tem o pré-candidato ao Governo, Márcio Bittar (PSDB), como âncora mostram um Acre pobre. Já as do DEM de Bocalom (DEM) snao repletas denúncias. Enquanto as propagandas governistas revelam um Acre rico que lembra a Suíça. Na minha opinião, nenhuma delas falam o que o eleitor quer ouvir.


Nelson_abre_700


Mídia governista abre fogo cerrado contra Gladson Cameli
Será que a luz vermelha das pesquisas internas da FPA acendeu sobre a disputa ao Senado? Essa é uma possível explicação para uma orquestração de matérias contra o pré-candidato Gladson Cameli (PP). A sabedoria popular costuma dizer que ninguém atira pedras em árvore que não dá frutos. As denúncias das reportagens são todas requentadas. Não existe novidade. Os assuntos já tinham sido abordados anteriormente. E o bom jornalismo pressupõe elementos novos para que um assunto a ser publicado ganhe relevância. Outro fator é que os veículos de comunicação que publicaram as denúncias recebem verbas publicitárias significativas do Governo estadual. Além disso, as matérias não imputam ilegalidades. Tanto que o deputado federal Gladson Cameli (PP) não responde a nenhum processo referentes aos temas abordados pela mídia neste final de semana.

Anúncios


Denuncismo vazio
O que aconteceu em parte das manchetes da imprensa acreana denota uma precipitação do período eleitoral. O estranho que ainda faltam mais de três meses para o início da campanha. O objetivo parece mesmo enfraquecer o candidato ao Senado da oposição.


 


Dedução lógica
Se existe o objetivo de enfraquecer a imagem Gladson Cameli (PP) junto a opinião pública é porque a sua candidatura deve estar forte. É difícil acreditar na coincidência de importantes veículos no mesmo final de semana publicarem matérias depreciativas com temas distintos.  Parece coisa encomendada.


 


Silêncio
O pré-candidato Gladson Cameli (PP) já avisou que não vai responder nenhuma das acusações. Ele explicou que não cometeu nenhuma ilegalidade e que, portanto, não deve explicações para aquilo que chamou de “ataque dos seus adversários políticos”.


Desenterrando o passado
O deputado estadual Eduardo Farias (PC do B) prepara projeto para cancelar a cassação do primeiro governador acreano eleito, José Augusto, já falecido. O projeto irá reconhecer um erro histórico da Aleac, que nos anos 60, durante a Ditadura Militar, tirou Zé Augusto do poder.


Reconhecimento merecido
José Augusto, segundo a história, era preocupado com questões sociais. Ele queria abrir um banco de fomento no Acre para ajudar os agricultores do Estado. O desejo do então governador era facilitar a organização do homem no campo através de cooperativas.


Esquecimento
A trajetória de José Augusto quase foi esquecida pelos acreanos. No governo de Jorge Viana (PT) o seu nome voltou a ser homenageado e lembrado com mais frequência. A candidata a vice de Tião Viana (PT), Nazaré Araújo (PT) é filha do ex-governador que nasceu em Cruzeiro do Sul.


Direitos revistos
Se o projeto que reabilita José Augusto for aprovado, a sua viúva, Maria Lúcia, terá direito a receber pensões dos seus vencimentos relativa aos tempos do Regime Militar. O Governo terá que indenizá-la.


Guerra de tendências
A disputa entre as tendências internas do PT não acabaram. Agora, se projetam na disputa às vagas para a Câmara Federal e a Aleac. DR, DS e Articulação não economizam “fogo amigo” contra os candidatos das tendências contraditórias.


Quem é quem
Um importante petista estrelado me revelou o seguinte: “A disputa interna é até estimulada pelas lideranças do PT”. Ele também me disse que entre os adversários da DR o mantra é o seguinte: “Quem vota no Tião está votando no Carioca”.


O alvo
Por outro lado, os adeptos da DR irão empenhar-se para que o ex-secretário Mâncio Cordeiro (PT) não se eleja deputado federal. A tendência apoia irrestritamente Léo Brito. E quem for obstáculo que se cuide…


A prova dos nove
O presidente da Aleac, Élson Santiago (PEN), já mostrou que não está brincando com a sua intenção de se reeleger pela nona vez. Na sessão desta terça, 29, uma cena rara. Ele abandonou a presidência da Casa para discursar na tribuna. Se defendeu de acusações de que falta muito às sessões.


Um de cada lado
O deputado estadual Geraldo Pereira (PT) já tem os seus parceiros preferenciais para a tentativa de reeleição. Vai em dobradinha com os candidatos a deputado federal Angelim (PT) na Capital e, Mâncio Cordeiro (PT), no Juruá.


Sem perdão
Dificilmente os petistas de Mâncio Lima irão apoiar a candidatura ao Senado de Perpétua Almeida (PC do B). Existem feridas não curadas das eleições municipais de 2012. Isaac Lima (PT) perdeu por apenas 47 votos para Cleidson Rocha (PMDB) apoiado por Perpétua.

Anúncios


O mesmo caso
Apesar do prefeito da Capital, Marcus Alexandre (PT), já ter declarado o seu apoio à comunista, tem muita gente do seu time que ainda guarda mágoas das eleições de 2012. Perpétua só apoiou Marcus na última semana do segundo turno. E na privacidade da urna cada um vai decidir o seu voto conforme o coração mandar.


O tempo das pesquisas ainda não chegou
Ainda vai passar muita água por debaixo das pontes dos rios acreanos antes que tenhamos um quadro eleitoral para se definir uma tendência. Escuto resultados os mais disparatados e contraditórios de pesquisas domésticas feitas pelos partidos na disputa. Acredito que a definição de voto tanto para o Governo quanto para o Senado só será consolidado durante a campanha. Por isso, não compreendo essa “pancadaria” nas redes sociais e meios de comunicação tão antecipada. Mas sei que quem for vitimizado terá mais chances de vencer o pleito. Na realidade, vejo um desperdício de munição quando os exércitos ainda não foram para o campo de batalha.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido