Menu

Enfermeiros relatam situação crítica da Saúde pública a Cameli

O deputado federal Gladson Cameli (PP) se reuniu na manhã desta segunda-feira (28) com os enfermeiros na sede do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) onde ouviu o relato da situação crítica pela qual passa as condições de trabalho da categoria e da saúde pública no Acre.
Segundo eles, desde 1999 os enfermeiros vêm amargando prejuízos no pagamento de seus salários, com sucessivas quedas nos valores, enquanto aumentou a sobrecarga de trabalho.
De acordo com eles, em alguns municípios, por falta de médicos, os enfermeiros assumiram a função de fazer a consulta e prescrever remédios. A situação mais caótica ocorre em Santa Rosa do Purus, município em que os enfermeiros existentes são praticamente os médicos pela falta destes profissionais.
Além disso, relatam, há a falta de equipamentos básicos para o atendimento aos pacientes, sendo os moradores do interior os principais a sofrer com esta ausência. Gladson Cameli mostrou preocupação com o relato e disse saber de outros casos também graves no funcionamento da Saúde no interior, em especial no Vale do Juruá.
“O governo estadual e federal têm demonstrado despreparo para tratar a saúde da nossa população, percebe-se um péssimo gerenciamento dos recursos. Agora o governo Dilma decidiu contingenciar as emendas parlamentares, sendo que 50% desta verba erma obrigatórias para a saúde. Quem mais vai arcar estes custos são as prefeituras”, comenta Cameli.
O deputado convidou o Coren a elaborar o plano de governo da coligação Por um Acre Melhor, formada por 11 partidos de oposição. Para ele, os enfermeiros têm papel especial para colaborar na elaboração das políticas públicas da Saúde. Cameli ainda colocou seu mandato à disposição da categoria para atender a “pauta da enfermagem” no Congresso Nacional. Entre elas está a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais.

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido