Menu

Pesquisar
Close this search box.

Análise perfeita

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), fez um desabafo que foi uma análise perfeita para a disputa de vagas na Câmara Federal. A retirada sob pressão da candidatura de Márcia Bittar (PSB) pelos partidos de oposição em cima do candidato ao governo, Márcio Bittar (PSDB), longe de beneficiar, pode, tranquilamente, ter tirado uma vaga de deputado federal do bloco de oposição. A Márcia, não por ela, mas porque teria a estrutura de uma candidatura ao governo, não teria nunca menos de 30 mil votos. E entre os que pressionaram para a sua saída tem candidato de no máximo dois mil e três mil votos. Por isso, a saída da Márcia foi um tiro no pé da oposição. O Vagner foi perfeito em seu desabafo.


PT comemorou
Ontem, conversei com dois dirigentes do PT sobre a saída de Márcia Bittar (PSDB) de cena e ouvi o mesmo mantra: “de cara, o fato nos garantiu cinco vagas de deputado federal”.


Desmentindo o óbvio?
O candidato ao governo, Tião Bocalon (DEM), acusa os adversários de espalhar o boato que poderia ter a candidatura retirada por um complô nacional. Não é verdade. Ele, melhor que ninguém sabe disso, foram os seus mais próximos aliados que passaram a informação para a imprensa e acusando o candidato Márcio Bittar (PSDB) de ter montado a trama, em Brasília.


Documento oficial
Foi Tião Bocalon, em documento do próprio punho, na despedida do PSDB, quem acusou Márcio Bittar de ligações com o PT e ser desleal com a oposição e não nenhum adversário.


Preparar o terreno
Ao dizer agora que ama o Márcio Bittar, como estratégia política, não é errado: Tião Bocalon quer amaciar as relações para garantir o apoio dos tucanos num eventual segundo turno.


Tudo, menos isso
Só não pode é mascarar as suas ações jogando a culpa em terceiros, tem de assumir os atos.


“Encontro do choro”
Assim um prefeito do Vale do Acre denominou o encontro dos prefeitos da região, em Senador Guiomard: “Luis Carlos, foi uma disputa dura para saber qual a prefeitura mais quebrada”.


Avaliação unânime
E entre as avaliações feitas no encontro, uma foi unânime: não há perspectiva de melhoria das situações financeiras negativas das prefeituras a curto espaço. É arrochar e arrochar o cinto.


Sangria mensal
E para completar, o quadro o INSS faz uma sangria mensal dura em parte da receita municipal.


Não ficam atrás
E as prefeituras do PT, como Feijó e Tarauacá, não ficam atrás na pindaíba financeira.


1homemdagrana_crica_ABRE


O Homem da Grana
O ex-secretário da Fazenda, Mâncio Cordeiro, caminha para ter a candidatura mais cara desta eleição para deputado federal. Consta que estaria fazendo acertos milionários para montar bases nos municípios. O ex-prefeito de Feijó, Francimar Fernandes, foi mais uma conquista sua a peso de ouro. O Francimar não é de fazer graça política com ninguém por menos de dois dígitos.


 


Teve esse mérito
É um belo projeto de governo. Mas, tem de se reconhecer a competência do secretário da Indústria, Edvaldo Magalhães, de tirar do papel e montar a obra do Complexo de Piscicultura.


Altamente profissional
O que impressiona é o porte da obra, tudo é profissional e dotado de tecnologia de ponta. Com seu pleno funcionamento, nos próximos meses, terá um impacto positivo na economia.


Virou um escândalo
Dobraram cinicamente os preços dos produtos nos supermercados. Ao que indica querem tirar o couro dos clientes para recuperar os prejuízos com a cheia do Madeira. Virou um escândalo.


Altamente prestigiado
Conheci as entranhas de vários governos. E raros líderes de governo foram tão prestigiados por um governador, como está sendo o deputado Astério Moreira (PE) pelo Tião Viana.


Tem seu mérito
Astério conseguiu com mérito. Poucos sabem, mas foi quem mais atuou para a reaproximação de pastores evangélicos, que foram oposição na última eleição, com o governador Tião Viana.


Malandragem tucana
O Acre, um Estado pobre, acolhe haitianos, dá três refeições ao dia, e vem o governo tucano de São Paulo reclamar da chegada dos haitianos na cidade mais rica do Brasil? Malandragem!


Virou rota
Agora é um fato consumado, não tomaram providências duras quando era para tomar, e o Acre virou uma rota internacional de migração, sem controle da ficha criminal de quem entra.


Não consigo ver
Uma bobagem sem tamanho se pensar que um vice pode decidir uma eleição. No máximo pode não tirar votos. E até porque ninguém vota em vice e sim no candidato a governador.


Briga interessante
A direção do PSB prevê que fará dois deputados. Tenho minhas dúvidas. Ou uma ou duas vagas, quem disputa uma delas com boa chance é o vereador Juracy Nogueira (PSB).


Fazendo política
Enquanto a oposição se engalfinha por conta da retirada da candidatura de Márcia Bittar (PSDB) a deputada federal, o governador Tião Viana estava entregando obras no Juruá e fazendo política. Muita política. Depois não se admirem se vencer no Juruá.


Ninguém com mandato
É questão fechada pelos próprios candidatos do PP à Assembléia Legislativa: não aceitar, em hipótese alguma, alguém com mandato na chapa, sob pena de todo mundo não ser candidato.


Acaba com a graça
A decisão acaba com a graça do deputado Gilberto Diniz (PTdoB) que, quer entrar na chapa.


Não menos que isso
Não sairá por menos de 400 mil reais uma campanha média para deputado estadual.


Telma chaves (PRP)
É outra mulher que disputará com chance uma vaga de deputada estadual.


Disputando os votos
Astério Moreira, Helder Paiva, Jamil Asfury, Toinha Vieira, Jonas Lima, Denilson Segóvia, são alguns dos candidatos a deputado estadual que disputarão o polêmico voto evangélico.


É isso mesmo
Sobre denúncia no site ac24horas de que, os casos de cirurgias buco-maxilo da Capital são enviados para o Hospital Regional de Cruzeiro do Sul, é verdade. É meu filho quem faz essas operações.


Não me perguntem por que
Agora, porque não fazem na Capital e são enviados para Cruzeiro do Sul, não me perguntem.


Regina Lino
Em qualquer lista dos candidatos mais preparados á Câmara Federal tem que ter seu nome. Além de competente, pode ser um chamariz do voto feminino, o Tião devia avaliar nisso.


Grande diferencial
O grande diferencial do governo Tião Viana é a sua visão de desenvolvimento. Deixou de lado as teses empíricas de que o Acre podia se desenvolver vendendo vidrinhos de óleo de copaíba. Preferiu partir para a industrialização, isso sim leva ao desenvolvimento. Por isso me conforta uma obra de alcance econômico como o Complexo de Piscicultura, prestes a ser inaugurado.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.