Menu

Pesquisar
Close this search box.

Crescem os números de casos de dengue em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (4)O número de casos de dengue na cidade de Cruzeiro do Sul (AC) vem crescendo a cada dia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde mais de cem casos já foram confirmados na cidade e cerca de 300 pessoas estão com suspeita da doença.


Últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, do novo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) – Mapa da Dengue – mostrou que Cruzeiro do Sul estava em estado de alerta para a doença.


Cruzeiro do Sul e mais cinco cidades acreanas apresentaram larvas do mosquito entre 1% e 3,9%, que representa situação de alerta. Equipes de campo estão fazendo novo  o LIRAa entre os dias 29 de abril a 1 de maio. O nível de infestação norteará as ações de campo para o monitoramento de residências e eliminação de recipientes que contribuem para a proliferação do Aedes Aegypti.

Anúncios


Apesar do acréscimo no número de casos e suspeitas, as autoridades de saúde consideram que a situação está controlada.


Dados do Ministério da Saúde, por meio do LIRa, apontou que quatro cidades acreanas (Acrelândia, Brasiléia, Capixaba e Sena Madureira) ainda correm risco de epidemia. O levantamento é considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.


Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 4% dos imóveis pesquisados, que foi o caso das quatro cidades acreanas.


O índice é considerado satisfatório nos locais abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti que ficou com a cidade de Tarauacá, Feijó e Bujari. As demais cidades acreanas não fizeram parte do levantamento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido