Menu

Chame, chame, um prefeito “jeitoso” e de grande visão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

terminal_in
O prefeito de Rio Branco, Marcus Viana (PT) vem driblando a crise das prefeituras com criatividade. Sem recursos para fazer grandes obras, Viana mantém o foco em pequenos problemas que foram esquecidos por gestões anteriores. Depois de inaugurar um ponto de ônibus, com status de terminal, o petista resolveu atender uma reivindicação dos estivadores e autorizou a construção de um abrigo para a categoria.


Sebastião Viana quer lei para contratação
retroativa e sem concurso

O projeto de lei que altera dispositivos da Lei complementar no 58 – de 17 de julho de 1998 – enviado à Aleac pelo governador Sebastião Viana (PT), que autoriza o governo a contratar servidores provisórios sem a necessidade de realização de concurso público, teria um tipo de pegadinha.

Publicidade

Além de solicitar contratação provisória de servidores em ano eleitoral, Viana deixa evidente que as contratações já teriam sido realizadas antes mesmo da aprovação da lei. No Art. 2º do projeto, Sebastião Viana diz: “Esta Lei Complementar entra em vigor na data da sua publicação, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2014”.


Nos bastidores do Poder Legislativo, os deputados da base governistas estão revoltados. Mesmo sem assumir a denúncia, parlamentares afirmam que a iniciativa seria para beneficiar duzentos servidores que trabalharão na campanha dos secretários que se afastaram para disputar vagas na Aleac.


O aliados de Sebastião reclamam do suposto favorecimento que beneficiará seus concorrentes diretos. Alguns questionam até a fidelidade que mantiveram ao longo dos últimos três anos, votando e aprovando todos os empréstimos e projetos de interesse do cardeal petista.


Os deputados do bloco de oposição afirmam que vão denunciar ao Ministério Público Estadual (MPE) o fato que classificam como “ilegalidade do governador que manipula leis para beneficiar companheiros em detrimento de benefícios políticos eleitoreiros”.


Deputado fura olho
Com a proximidade do período eleitoral, os deputados estaduais que disputam a reeleição procuram se agarrar a algum tipo de causa para transformar em bandeira política. O deputado Luis Tchê (PDT) que defende a renegociação dos empréstimos consignados do servidores públicos, desabafou e declarou que há parlamentares que tentam roubar a bandeira dos outros. “É um cara querendo roubar a bandeira dos outros”, declarou o pedetista.


A difícil convivência na FPA


A convivência harmoniosa dentro da Frente Popular, coligação capitaneada pelo PT estaria se tornando insuportável. O motivo seria a disputa de espaço e estrutura política para disputar as eleições deste ano. Membros da coligação que tentam se manter no poder reclamam do favorecimento de ex-secretários de Sebastião Viana (PT), que entraram no páreo por um mandato. Os ungidos do cardeal estariam pilotando estruturas dentro da máquina pública.


O projeto da discórdia
Os deputados da base governista ameaçam colocar o pé na parede e derrubar um projeto enviado pelo governador Sebastião Viana à Aleac. Segundo os parlamentares, a matéria foi concebida para favorecer “apadrinhados” do governador, que disputam cadeiras no Legislativo. O projeto pede que seja liberada a contratação de servidores temporários sem concurso. Para os deputados, a medida seria para pagar cabos eleitorais para “os escolhidos”.


Bem articulado
O primeiro-secretário da Aleac, deputado Ney Amorim (PT) desponta como um dos políticos mais bem articulados do Estado. Nos bastidores do Poder Legislativo é fácil observar que o petista amealhou apoiadores em todos os municípios do Acre. Ele é um procurado constantemente por líderes políticos do interior para interceder junto ao governo do Acre e resolver problemas nas cidades do interior. Amorim pode estar com a reeleição garantida.


Gazeteiros no olho do furacão
Uma matéria pública por ac24horas – sobre os deputados gazeteiros ascendeu o sinal amarelo na Aleac. O deputado Major Rocha (PSDB) disse que apresentará um projeto de resolução para que as faltas dos parlamentares sejam justificadas. O tucano acredita a Casa estaria se transformando em motivo de piada. Para Rocha é preciso mudar a imagem dos deputados e fortalecer o Poder Legislativo.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido