Menu

Com Renan na Itália, CPI da Petrobras cai no colo de Jorge

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Jorge Viana (PT-AC) será o comandante da reação governista no Senado à determinação da ministra do STF, Rosa Weber, de instalar a CPI exclusiva para a Petrobras. A informação foi publicada no blog da Jornalista Christina Lemos, do Portal R7. De acordo com a publicação, Viana substitui Renan Calheiros na presidência do Senado pelos próximos dias, já que o senador está em viagem oficial à Itália.


“Decisão da Justiça se cumpre, mas só vamos tratar disso na semana que vem” — esquivou-se Viana ao deixar o plenário, horas antes da divulgação da decisão da ministra.

Publicidade

A decisão da ministra é liminar. O mérito será julgado pelo pleno do Supremo, mas isso não tem data prevista. Assim, a CPI terá de ser instalada imediatamente, conforme a determinação judicial. Os líderes de partidos terão de indicar os integrantes da CPI para que ela passe a funcionar.


Ausente, Calheiros escapa do desgaste de ver a frágil versão que sustentou em plenário virar pó. O pemedebista deu preferência à instalação da CPI proposta por governistas, que pretende investigar pelo menos quatro fatos determinados sem relação entre si. A tese afronta a Constituição, que limita a investigação a um único fato determinado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido