Menu

Entusiastas de carros modificados cobram Inmetro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


Publicidade

Semana passada o ac24horas publicou uma reportagem de um vídeo enviado por um internauta que flagrou veículos fazendo “rachas” na Avenida Amadeo Barbosa. Nesse final de semana, os entusiastas de carros modificados convidaram a reportagem para conhecer o hobby e mostrar que os “rachas” nada tem a ver com a equipe que usa carros modificados no Acre.


“Nós procuramos desde 2012 a regularização de nossos carros. Isso pra nós é um hobby e nada temos a ver com os caras que fazem pegas”, disse Henrique Lebre, um dos entusiastas de carros modificados.


Estacionados na Avenida Amadeo Barbosa onde se reúnem todos os finais de semana junto com outra galera de som automotivo, eles cobram das autoridades – entre elas o prefeito Marcus Viana – a regularização dos veículos em Rio Branco.


“O prefeito prometeu em visita ao Meca Brasil que iria conseguir um local para a prática desse hobby e também a regulamentação dos carros”, acrescentou Henrique.


A regularização de carros rebaixados estava proibida no Brasil desde que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução nº 450, de 28 de agosto de 2013, vetando “qualquer alteração no sistema de suspensão veicular original”. Com duração de 90 dias, a medida entrou em vigor em 30 de agosto. O prazo se esgotou em dezembro, mas foi renovado até 31 de março deste ano.


A boa notícia para os entusiastas veio no último dia 03 de abril, quando o órgão estabeleceu novas regras para regulamentar as suspensões rebaixadas. No Acre, essa medida precisa da vistoria que é feita pelo Inmetro.


“Essa é a maior dificuldade porque não tem Inmetro no Acre e ai continuamos rodando de forma clandestina sem a emissão de documentos por parte do Detran”, disse o estudante Daniel Oliveira.


O QUE DIZ A NOVA REGRA


A partir de agora, segundo os novos termos do artigo 6º da resolução 292, os veículos de até 3500 kg como carros de passeio, poderão rodar com suspensões com regulagem de altura. A suspensão a ar está liberada desde que respeite a altura mínima de 10 cm do chão.


Mas nem tudo é vitória para os entusiastas. O artigo 8º que segue inalterado ainda estabelece a proibição da utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo e a alteração das características originais das molas da suspensão.

Publicidade

Continua valendo ainda a vistoria do Inmetro para emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV). Na vistoria feita, os carros modificados além de respeitar a altura mínima, as rodas e os pneus tem que se submeterem aos testes de esterçamento, não poderão tocar nenhuma parte da carroceria.



 



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido