Menu

Abrigo de Haitianos na capital não prejudicará Expoacre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Parque Marechal Castelo Branco, onde é realizada a maior Feira Agropecuária do Acre, servirá de abrigo para os haitianos até maio, segundo informou o gestor da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Seds), Antônio Torres, à Agência de Notícias do Acre.


Segundo ele, o abrigo não impedirá a realização da Expoacre que acontece todos os anos no mês de julho. Antônio Torres garantiu que a “hospedagem” dos haitianos não implicará a logística da feira.

Publicidade

“Vamos definir um novo espaço para abrigá-los, e a programação da Expoacre segue normal”, antecipa o secretário.


Após o fechamento da BR-364 devido à cheia do Rio Madeira, a situação de Brasileia ficou insustentável para abrigar os haitianos. Por quase um mês cerca de 2,5 mil estavam abrigados em uma quadra no município.


Os imigrantes chegaram a totalizar 10% da população local – que tem pouco mais de 20 mil habitantes – e já causavam alguns transtornos ao movimento da cidade, como tumulto nos bancos e filas nos postos de saúde.


O governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e da Seds, vai implantar no parque de Rio Branco um abrigo provisório para receber os haitianos, desativando o espaço utilizado até então em Brasileia.


“Os moradores já se sentiam incomodados e preocupados com o grande contingente humano acolhido, uma vez que a aglomeração no abrigo criava um ambiente de tensão e problemas de segurança no município”, relatou Nilson Mourão, titular da Sejudh.


A estrutura do abrigo em Rio Branco irá contar com atendimento do Ministério do Trabalho e da Polícia Federal para regularizar a documentação dos imigrantes, além de atendimento em saúde e policiamento, para garantir a segurança no local.


De acordo com Antônio Torres, parque deve comportar no máximo 200 haitianos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido