Menu

OCB fortalece cooperativas para economia rural e florestal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/Sescoop) no Acre completa nesta segunda-feira, 7 de abril, 41 anos de atuação. Neste período o sistema passou pela direção de várias lideranças que fortalecerem o sistema cooperativista no Estado –abrangendo os mais diversos segmentos da economia –, para hoje suas ações estarem centradas no fortalecimento do setor rural e florestal, numa região que tenta explorar as riquezas naturais de maneira sustentável e responsável. 


As cooperativas de exploração dos recursos da floresta como a castanha-do-pará, a borracha e o manejo sustentável da madeira (Cooperacre e Cooperfloresta) representam bem esta nova fase. Cooperativas que organizam os pequenos produtores rurais, seringueiros e criadores de peixe também recebem o apoio das políticas de fomento da OCB/AC. 

Publicidade

Ao todo a OCB/Sescoop no Acre conta com 142 cooperativas e 11 mil cooperados, sendo responsáveis por movimentar em torno de R$ 80 milhões na economia local. Para o presidente Valdemiro Rocha, as ações do cooperativismo no Acre ainda estão dando seus primeiros passos. “Os próximos 40 anos serão essenciais para o nosso fortalecimento num Estado com potencial econômico ainda muito forte por explorar”, afirma. 


Na opinião do superintendente regional Emerson Costa Gomes, uma das principais metas será fortalecer as políticas de desenvolvimento social e econômico dos cooperados.


 “Nosso foco estará nas políticas públicas onde poderemos incluir o cooperativismo como indutor do desenvolvimento do Acre, e nos voltarmos para garantir sempre a melhoria da qualidade de vida dos cooperados”, ressalta. 


Somente em 2004 o Estado do Acre regulamentou a atividade cooperativista por meio da lei 1.598. A partir de então o governo tornou-se um de seus principais fomentadores, executando políticas capazes de incentivar o cooperativismo. Foram nestes 10 anos de lei própria que o Acre conseguiu dar saltos significativos no cooperativismo. 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido