Menu

Rio Madeira causa prejuízos de meio bilhão nas receitas do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre enfrenta uma crise financeira sem precedentes por causa da cheia do rio Madeira. Se em março do ano passado o Estado teve um ganho de R$ 1,2 bilhão com tributação de produtos. Este ano, no mesmo período, a tributação incidiu sobre R$ 700 milhões. Uma significativa perda de mais de meio bilhão.


O prejuízo foi confirmado pelo senador petista Aníbal Diniz, durante discurso nesta sexta-feira, no plenário do Senado. O parlamentar pediu atenção especial do governo federal ao estado, que sofre com o desabastecimento de produtos de primeira necessidade, dificuldade no transporte de combustíveis e cimento.

Publicidade

Devido o isolamento por via terrestre com o resto do país, o Acre passou a receber produtos através de voos fretados e da Força Aérea, de balsas pelo rio Acre e do Peru pela Estrada do Pacifico.


Diariamente o estado recebe voos com toneladas de arroz, feijão, trigo e produtos hortifrutigranjeiros, além de medicamentos. O estado também está importando cimento do Peru.


O rio Madeira que chegou a 19,75 metros apresentou sinais de vazante nos últimos dias e marca nesta sexta-feira, 19,59 metros. O rio ainda inunda quase 40 quilômetros da BR-364, nos trechos da rodovia nos distritos de Palmeiral, Jaci-Paraná, Nova Mutum e na região de Velha Mutum, em Porto Velho, sentido Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido