Menu

Tarauacá baixa decreto proibindo tráfego de veículos pesados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Está proibido o tráfego de veículos pesados nas ruas do município de Tarauacá. É o estabelece o decreto nº 09/2009, do prefeito Rodrigo Damasceno (PT), e que está valendo desde a semana passada.


 De acordo com a norma, apenas os veículos com preso bruto inferior a quatro toneladas podem transitar na cidade. Toda descarga de mercadoria está sendo feita na entrada do município, com a  transferência dos produtos para carros menores.

Publicidade

 A medida não agradou a população, já que até mesmo os ônibus estão impedidos de circular. “Isso é vergonhoso, nós moradores daqui, que chegamos de outros locais de ônibus temos que levar tudo na mão, desde a mala até a botija de gás. Isso é revoltante”, conta João Muniz Alves.


 O comércio também reclama da proibição. Tarauacá tem a pecuária como principal atividade econômica, sendo um dos maiores fornecedores de carne bovina do estado.  Com o impedimento, os vendedores e compradores estão alegando prejuízo, ao ter que transportar o gado em carros menores.


 “Nunca vi isso em lugar nenhum do país, um prefeito proibir os caminhões de circular na cidade, estamos tendo prejuízo”, falou um comerciante.


 Só poderão trafegar dentro da cidade os veículos de pequeno porte, e caminhões que prestem serviços essenciais, de emergência, guinchos, caminhões de limpeza, obras e serviços de emergência e correios. Quem infringir a lei, após os 15 primeiros dias de fiscalizações educativas será penalizado com notificação de natureza média.


 O chefe da Casa Civil de Tarauacá, Romário Costa, explicou que a medida é provisória e valerá por 60 dias, sendo o período de inverno. Segundo ele o decreto foi baixado devido as condições das vias de Tarauacá, que não suportam mais caminhões de grande porte.


“Sofremos um grande problema, pois após a abertura definitiva da estrada, nosso município não estava preparado, e os carros de grande porte acabaram gerando grandes problemas para as vias daqui”, justifica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido