Menu

Pesquisar
Close this search box.

Inutilidade pública

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta terça, após quase três anos sem entrar na chamada Casa Rosada, o gabinete oficial do governo do Estado, adentrei à residência para acompanhar a solenidade de reinserção de Wolvenar Camargo na máquina pública bancada pelo contribuinte. Ia por lá com frequência durante o governo Binho Marques (2007-2010), época em que cobria mais pautas de governo no jornal “A Gazeta”.


Depois desta ausência prolongada fiquei impressionado com a quantidade de servidores públicos ocupando o mesmo metro quadrado e com pouca utilidade para o cidadão; e olha que os metros quadrados não são muitos. Mas como este governo é um coração de mãe, há sempre espaço para mais um.

Anúncios


O gabinete do governador também pode ser comparado com uma Apple Store, tamanha a quantidade de iPhones nas mãos dos auxiliares de Tião Viana (PT). Os gordos salários e o pouco esforço de trabalho lhes permitem tais luxo –e com a conta paga pelo erário.


Mas isso é o de menos. Enquanto esperava o início da solenidade ficava a me imaginar o desperdício de verbas públicas em manter uma estrutura de pessoal tão sobrecarregada. Ficava a me questionar por qual razão aquela tropa de assessores ficava confinada nos confortáveis gabinetes de Rio Branco ao invés de estar andando pelos 22 municípios.


(Nas horas de “folga” –algo constante – os assessores ficam nos corredores com dirigentes partidários da FPA para tratar de campanha eleitoral)


Quem elabora relatórios da situação do Estado? Quem realiza os estudos para o desenvolvimento das políticas públicas? É justo o contribuinte de um dos Estados mais pobres do Brasil manter esta máquina pouco eficiente?


Não bastasse tamanha discrepância, o cidadão leva um tapa na cara ao ver um indiciado pela Polícia Federal voltar a cuidar das obras do governo, como salário de R$ 17 mil. O gesto realizado pelo Palácio Rio Branco ontem foi um verdadeiro tapa na cara do trabalhador brasileiro.


Influência
Não há dúvidas de que o presidente nacional do PT, Rui Falcão, teve papel fundamental para influenciar Dilma Rousseff a visitar Rondônia e de quebra o Acre. Quando esteve aqui na quarta passada ele viu de perto o estado calamitoso da população com a então forte cheia do rio Acre.


Almoço com a presidenta
Quem estava no restaurante do aeroporto no sábado para recepcionar Dilma era…Wolvenar Camargo. Ele se acomodou uma mesa atrás de onde estava a presidente da República. De forma discreta, o ex-secretário de Obras evitou os holofotes da imprensa.


Ah se desse
Não há dúvidas de que, dependesse do governador, todos os servidores públicos presos na G7 teriam o mesmo destino de Wolvenar. Gildo César e Aurélio Cruz afirmam preferir esperar a conclusão do processo para definir o futuro.


Filhos da luta
Para quem conhece a biografia de Márcio Bittar (PSDB) ouvir Wolvenar Camargo o chamar de “filhote da ditadura” soa estranho. Está certo que o deputado mudou da extrema esquerda para defensor do neoliberalismo hoje. Mas durante o regime militar (1964-1985), o jovem Bittar foi militante clandestino do PCB –o partidão – e foi estudar na extinta União Soviética; este passado não o credencia a tal alcunha.


Mais presença
Os deputados federais candidatos em 2014 estão encurtando a semana em Brasília. A sociedade precisa ficar atenta e fiscalizar para ver quem de fato está batendo o ponto na Câmara. Nossos nobres representantes precisam honrar seus vantajosos salários pagos por nós.


Reparação
Ontem noticiei que o processo da G7 estava parado no MPF. Segundo o Ministério Público Federal, o procurador Eduardo Henrique está apenas no aguardo das novas diligências a serem feitas pela Polícia Federal para dar prosseguimento à ação. Aqui vale ressaltar que a eventual denúncia não está prejudicada por conta das férias de Henrique. 


Para se comunicar com Fábio Pontes use o e-mail: fabiospontes@gmail.com


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido