Menu

Rodrigo Damasceno anuncia mudanças no primeiro escalão e lança pacote de obras

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), oficializou a reforma política e administrativa municipal com o anúncio de dois novos secretários e 09 assessores do segundo escalão. No total, foram 11 mudanças e, segundo o chefe do executivo, elas ocorreram por motivos que o prefeito aposta em perfis técnicos para as pastas de maior relevância e motivos estruturais.


unnamed (7)

Publicidade

Esse é o caso do professor Edmundo Maciel, que deixou a Secretaria de Educação, para assumir o cargo de articulador político do município. No lugar dele, assumiu o professor Francisco das Chagas, mais conhecido como “Moço”.


A Comissão Permanente de Licitação passa a ser ocupada por Carlinhas Veras. Ela substitui o presidente da CPL Márcio André, que irá ser Coordenador de Campeonatos na Zona Urbana e auxiliar na Procuradoria Jurídica da Prefeitura.


Raimundo Nonato “Debrito” é o novo titular da Secretaria de Agricultura. Ele fica no lugar de Nilson Veras, que passará a assumir a direção da Secretaria de Pequenos Negócios, em Tarauacá. Degilson Nascimento é o novo articulador de políticas da Secretaria de Obras e Promoção Social.


Yonara Machado assume a coordenação de Políticas das Mulheres Tarauacaenses. A coordenação da Juventude do Municipio fica sobre a diretoria de Élica Oliveira.


Elizeu Sombra é nomeado articulador de Políticas da Secretaria de Saúde. O setor de tributos recebe o auxiliar Luiz Tumba se integrando à equipe.


Tamires Soares é a nova titular da Assessoria de Comunicação e para finalizar a reforma administrativa, Manoel Kaxinawá é o novo assessor dos Povos Indígenas.


O prefeito também fez um balanço do primeiro ano de administração, passando por todas as áreas de atuação e afirmou que, do que foi proposto para os quatro anos de mandato, 25% já foram realizados. “2014 é o ano do serviço de qualidade”, frisou Rodrigo Damasceno. A solenidade foi realizada pelo o cerimonialista e secretário de Obras, Luis Meleiro e contou com a participação do secretariado municipal, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.


Da nova equipe, o prefeito espera que as bases construídas ao longo de 2013 possam avançar este ano. “A minha expectativa é muito positiva. Eu tenho certeza de que nós poderemos, neste ano de 2014, prestar um serviço de muito mais qualidade a todos os usuários dos serviços que são prestados pelo município, em todas as áreas do relacionamento humano”, afirmou Rodrigo Damasceno. Segundo ele, este ano serão realizadas obras, haverá avanços na infraestrutura da cidade e na manutenção do malha viária da cidade “Vamos embelezar e promover qualidade de vida, mas, basicamente, vamos dar resposta a um serviço de qualidade oferecido a cada homem e cada mulher desta cidade. Isso é desenvolvimento sustentável e foi isso o que preparamos ao longo do ano de 2013”, disse.


O vice-prefeito, Chagas Batisa fez um balanço do que foi feito em cada Secretaria, no ano de 2013, sempre evidenciando as dificuldades encontradas, além dos projetos futuros. “Conseguimos importantes vitórias, como abastecer a Farmácia Municipal com uma grande diversidade de medicamentos, fechar o ano de 2013 com todos os salários em dias, efetuar uma política pública na Secretaria de Promoção Social nos beneficiários do Bolsa Família, conseguindo, praticamente dobrar os números de benefícios recebidos pela as famílias de vulnerabilidade social, além de implantar uma ação forte de inverno na recuperação de ruas com a pavimentação asfáltica, que há anos não era visto em nossa cidade”, frisou.


Na seqüência do ato solene, o prefeito Rodrigo Damasceno anunciou os investimentos que o município de Tarauacá ganha no ano de 2014. Entre eles destaque para o Concurso Público Efetivo e a Construção de quatro quadras cobertas em Escolas Municipais.

Publicidade

 CONCURSO PÚBLICO


Com aproximadamente dez anos sem efetuar concurso público efetivo, em Tarauacá, o prefeito Rodrigo Damasceno anunciou uma das melhores noticias, neste inicio de 2014, a realização do Concurso Público Efetivo. O concurso está previsto para a realização da prova no dia 27 de Abril, do ano vigente, o certame será feito via FUNDAPE.


Além disso, atualmente a administração municipal está convocando os aprovados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde para reforçar o quadro de profissionais da Saúde.


CONSTRUÇÃO DE QUADRAS COBERTAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS


 O prefeito também anunciou a construção de três quadras cobertas, nas Escolas Adelmar de Oliveira, Valdina Torquato e Rilza Daniel, beneficiando a população dos bairros Senador Pompeu, Triângulo, Copacabana e Bairro Novo. Estes investimentos já entrarão em processo de licitação, para ser executado no inicio do verão.


 CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS NA ZONA RURAL


 Serão construídos três Escolas na BR364 sentido Tarauacá/ Cruzeiro do Sul, especificamente nas comunidades do Boto, Gregório e Mamoré, além da construção de mais uma escola municipal, desta vez, no rio Murú, na comunidade Capela, ambas terão um custo individual, de aproximadamente R$ 1 milhão e oitenta mil.


 CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE


A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Saúde, está modernizando todo o sistema de saúde local, fazendo uma verdadeira revolução na saúde de Tarauacá. O prefeito Rodrigo Damasceno considerou umas das principais obras vistas no município é a construção e ampliação de cinco Unidades Básicas de Saúde, tais como, a Unidade José Leôncio, 24 de Abril, Maria da Luz, Padre Humbert e Maria Hespanhol. Todas estas obras estão previstas para serem entregues no dia 24 de Abril, a data é comemorado o Aniversário da Cidade.


 LANÇAMENTO DO IPTU


 Pensando numa Tarauacá ainda melhor, a Prefeitura Municipal juntamente com o setor de tributos, aproveitou a oportunidade, para fazer o lançamento da Campanha do IPTU 2014 – Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana que deve ser pago anualmente por quem tem propriedades, imóveis ou domínios na zona urbana ou em sua extensão. O IPTU é recolhido pela Prefeitura Municipal e é destinado pela mesma para atender as necessidades do município. A campanha que tem como lema ” IPTU QUE DÁ PRÊMIOS”. Aborda o compromisso que todos podem ter juntamente com a equipe gestora da Prefeitura de Tarauacá pra cuidar de nossa cidade, uma vez que, juntos acreditamos, alcançar o progresso de maneira mais prática e no menor tempo possível.


A Prefeitura Municipal de Tarauacá implantou a ideia de realizar o IPTU premiado 2013, como forma de incentivo e valorização da regularização das dívidas ativas e quitação em dia dos valores do ano corrente. O prefeito Rodrigo Damasceno vê a questão da premiação como uma forma de valorização do compromisso daquelas pessoas que pagam seus impostos em dia, contribuindo para o desenvolvimento da cidade. “Os prêmios se enquadram apenas como um fator motivacional a todos os contribuintes, uma vez que uma cidade organizada precisa das parcerias de todos os munícipes para manter o seu desenvolvimento.” Comenta.


O prefeito ressaltou ainda que, o preço será bem mais acessível dos anteriores, e mencionou que as pessoas que residem em situação de área de risco, alagadiças e que possuem o perfil CadÚnico estão isentos da taxa.


 PARCERIAS PARA CURSOS DE QUALIFICAÇÃO DE MAIS 1200 VAGAS


Com o objetivo de formar mão de obra especializada, o prefeito Rodrigo Damasceno, anunciou também que a Prefeitura de Tarauacá abre neste primeiro semestre de 2014 mais de 1200 vagas em cursos de qualificação de trabalhadores em várias atividades distintas.


São aulas ministradas pelo Senai e pelo Senac dentro dos programas Qualifica Tarauacá/Pronatec, executados pela prefeitura em parceria com o governo federal e todos voltados para famílias inscritas no Cadastro Único/Bolsa Família. São cursos gratuitos onde o aluno ainda recebe a quantia de R$ 2 por hora/aula, como auxílio para transporte e lanche.


Os cursos ofertados serão de eletricista industrial, costureiras, cuidadores de crianças e idosos, operador de máquinas, pedreiros, montador de ar condicionado, mecânico de máquinas industriais e operadores de madeiras.


O prefeito Rodrigo anunciou ainda que, no dia 26 de Abril chegará seis carretas da Ação Global no município de Tarauacá, com a realização do projeto Ação Global na Comunidade, que terá culminância no dia 26 de Abril, fechando as festividades do aniversário da Cidade, este projeto é uma parceria da Prefeitura de Tarauacá e Governo Federal, através do SENAI e FIEAC. “Desde o primeiro ano da nossa administração, quando criamos o Qualifica Tarauacá, a prioridade é qualificar mão de obra e dessa forma gerar emprego e renda aos Tarauacaenses. Essa missão continua agora neste segundo ano de administração”, afirmou o prefeito.


De acordo com o prefeito Rodrigo, o programa de qualificação idealizado pela Prefeitura de Tarauacá e executado em parceria com o governo federal já formou pelo menos duas mil pessoas em Tarauacá.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido