Menu

Marcus Viana debate melhorias no transporte para atender estudantes universitários

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito Marcus Viana reuniu-se nesta segunda-feira, 17, com diretores, professores e alunos da Faculdade FAMETA, localizada na Rua Alberto Torres, no Bairro da Paz, para avaliar melhorias no sistema de transporte coletivo no sentido de atender a demanda da faculdade. As aulas da FAMETA tiveram início semana passada, mas o órgão regulador do sistema de transporte público, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) não foi comunicado da mudança de endereço, o que acabou gerando sérios transtornos aos alunos. Já está em operação a linha Circuito Universidades, que é a linha 707 (Wanderley Dantas/ Universidades) criada para atender moradores dos bairros Conquista, Bosque, Bairro da Paz, Wanderley Dantas, e estudantes das universidades FIRB/FAAO, UFAC e UNINORTE mas, segundo os alunos da FAMETA, há prejuízo para eles por conta dos horários.


unnamed (2)

Publicidade

Marcus pediu que a faculdade formasse uma comissão com cerca de vinte alunos de diferentes bairros para debater adequações emergenciais em reunião às 15 horas desta terça-feira, 17, na RBTRANS. A solução definitiva passa pela consolidação do Circuito Universidades, chegada de novos ônibus articulados, correção de horários inclusive intermunicipais, construção de abrigos, adequação da integração temporal e implantação do Terminal de Integração da UFAC, mas a principio a RBTRANS deve deslocar um ônibus “extra” que já tenha sobreposto seu horário de pico e possa fazer a linha da Rua Valdomiro Lopes e Alberto Torres. A reunião na RBTRANS apresentará o horário das linhas que podem ser utilizadas pelos estudantes nos horários de entrada e saída das aulas.


Os alunos pediram também a construção de calçadas, reforço na iluminação e segurança. O prefeito informou que uma licitação está em curso para a construção de calçadas na cidade e que irá incluir o trecho proposto pelos estudantes, o que deve acontecer em meados do mês de maio. Assegurou que na próxima semana a iluminação receberá reforço e orientou que a direção da FAMETA encaminhe documento ao comando da Polícia Militar solicitando mais policiamento na área.


O Circuito Universidades entrou em operação a partir de um amplo debate com a FIRB/FAAO, UFAC e UNINORTE e a reunião desta terça-feira na RBTRANS deverá apresentar semelhantes propostas para a FAMETA, cujas aulas começaram no dia 3 de março sem a necessária informação aos órgãos reguladores do transporte e do trânsito, o que prejudicou o melhor planejamento.


Os alunos reclamaram muito dos motoristas que não param nos abrigos no fim da noite, obrigando-os a tomar táxi ou moto-táxi para voltar para casa. O superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres, pediu que os presentes anotassem os números de telefone de denúncia da autarquia. “A informação de vocês é muito valiosa para nós”, afirmou Torres ao lembrar dos recentes casos de punição aos motoristas que não param ao sinal do passageiro no abrigo.


 Itinerários da linha Circuito Universidades


 Terminal Wanderley Dantas/Universidades
Rua Severino Ferreira, Rua das Placas, Av. Getúlio Vargas, Rua Bendito Maia, Rua José Magalhães, Rua Fonte Nova, Rua Valdomiro Lopes, Estrada Alberto Torres, Estrada Dias Martins, BR-364, Terminal UFAC, Hospital das Clínicas, Alameda Hungria (UNINORTE).


 Universidades/Terminal Wanderley Dantas
Alameda Hungria (UNINORTE), Estrada Dias Martins, Estrada Alberto Torres, Rua Valdomiro Lopes, Travessa da Conquista, Rua Maracanã, Rua Aureliano Lopes, Rua Otávio Rôla, TV Bangú, Rua Valdomiro Lopes, Rua Vitória, Rua Padre Cícero, Rua Dourados, Rua José Magalhães, Rua Benedito Maia, Avenida Getúlio Vargas, Estrada das Placas, Rua Mamed Saad, Rua Severino Ferreira.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido