Menu

Acre tem quatro cidades com risco de epidemia de dengue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Embora o número de caso de dengue tenha caído significativamente em todo o Acre, quatro cidades acreanas (Acrelândia, Brasiléia, Capixaba e Sena Madureira) ainda correm risco de epidemia, segundo dados divulgados nesta terça-feira (18), pelo Ministério da Saúde, do novo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) – Mapa da Dengue.


O LIRAa foi realizado em 1.459 municípios – 48% a mais de municípios do que a edição de 2013. O levantamento é considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.

Publicidade

Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 4% dos imóveis pesquisados, que foi o caso das quatro cidades acreanas. É considerado estado de alerta locais em que os imóveis pesquisados possuem larvas do mosquito entre 1% e 3,9% que são as cidades de Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Senador Guimard, Xapuri e Porto Acre.


O índice é considerado satisfatório nos locais abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti que ficou com a cidade de Tarauacá, Feijó e Bujari. As demais cidades acreanas não fizeram parte do levantamento.


Além de mostrar o local com maior incidência, o mapa da dengue também revela o depósito de água onde foi encontrado o maior número de focos de mosquito. Os criadouros predominantes diferem de acordo com as regiões analisadas.


Desde janeiro, o Ministério da Saúde veicula campanha nacional de combate à dengue, com a participação do jogador Cafu, capitão da seleção pentacampeã do mundo de futebol, alertando para importância de se eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypt.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido