Menu

Dilma tacha fenômenos naturais como “muito sérios” e lembra ações no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Acompanhada de autoridades federais, a presidente visitou nesta manhã de sábado, 15, o Estado de Rondônia. Ela tachou como “muito sérios” os desastres naturais que vem ocorrendo na região note, mais especificamente no Acre e Rondônia.


Dilma afirmou durante encontro, que Rondônia vai receber a ajuda necessária. Tudo ficou decidido após reunião com ministros da integração, saúde e defesa civil para tratar da ajuda federal ao Estado. A presidente afirmou que todas as famílias desabrigadas receberão ajuda.

Publicidade

“Vamos tomar todas as medidas possíveis para ajudar a população atingida”, afirmou a chefe do Executivo Federal.


No que se refere ao programa habitacional, Minha Casa, Minha Vida, Dilma informou que o projeto será ampliado para construção de moradia para as famílias que foram atingidas pela cheia do Rio Madeira.


Sobre o Acre, a presidente lembrou a presença da Força Nacional do SUS, que monitora e auxilia o Estado Acre. As atividades também são realizadas nos Estados do Amazonas e Pará, ambos afetadas por enchentes.


Ela também negou que as usinas hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, construídas no Rio Madeira com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento , o PAC, tenham  contribuído para o desastre natural sofrido no Estado. Ela comentou que isso “é um absurdo”, enfatizou.


A comitiva presidencial é formada pelos ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Integração Nacional, Francisco Teixeira.


AJUDA – Para atender às vítimas das enchentes, o Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, enviou para Rondônia, desde o início das chuvas,  6,25 toneladas de medicamentos e insumos divididos em 25 kits, capazes de atender 37.500 pessoas em um mês.


A Força Nacional do SUS encaminhou ainda 750 mil frascos de hipoclorito (utilizado na purificação de água), 1.090 ampolas de soro para animais peçonhentos e 193 kits de diagnóstico para leptospirose.


Cada kit encaminhado ao estado é composto por 48 itens, sendo 30 medicamentos e 18 itens de insumo, com capacidade para atender 1.500 pessoas por mês.


O governo federal enviou ainda para Rondônia 21 militares fuzileiros navais, 159 militares do Exército Brasileiro, 45 militares da Força Nacional de Segurança (30 bombeiros e 15 policiais), além de aeronaves da Força Aérea Brasileira, um helicóptero HM2 Black Hawk, dois C 105 – Kaza (apoio de transporte de mantimentos de Porto Velho para Rio Branco), um navio hospital com um helicóptero esquilo a bordo, um navio patrulha, 14 viaturas de 5 toneladas, 10 embarcações de pequeno porte e uma ambulância.


Dilma visita neste sábado, 15, o Estado do Acre, isolado por estradas com o restante do país, em razão do Rio Madeira ter transbordado.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido