Menu

Prefeitura de Xapuri começa 2° edição do programa saúde itinerante

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dando inicio ao programa de atendimento médico aos colonos e ribeirinhos de Xapuri a prefeitura por meio da secretaria municipal de saúde de Xapuri iniciou os trabalhos pelas principais comunidades as margens do Rio Xapuri, cerca de quinze pessoas estiveram envolvidas no atendimento as comunidades São José, São Pedro, Seringal Riozinho, uma guarnição da Policia Militar esteve durante a visita às comunidades dando suporte a secretaria de saúde.


Foram realizadas mais de 300 consultas medica mais de 60 procedimentos odontológicos (extração de dentes), trinta coletas de exames de Preventivos do colo Uterino (PCCU), mais de 80 testes rápidos de exames de HIV, AIDS, Hepatites A, B e C, Sífilis e oito exames de Leishmaniose, nas três comunidades beneficiada pela primeira etapa do programa de saúde itinerante, dois clínicos gerais, uma dentista, dois enfermeiros e técnico em enfermagem estiveram à disposição dos ribeirinhos.

Publicidade

Após o atendimento medico os pacientes eram encaminhados à farmácia fluvial que distribuía medicamentos aos ribeirinhos.


saude_02


Outros serviços que foram oferecidos á comunidade foram o atendimento de uma fisioterapeuta e serviço de cortes de cabelo, ainda foram disponibilizado uma voadeira para auxiliar no transporte dos ribeirinhos que buscavam atendimento nas bases do programa saúde itinerante.


O secretário de saúde Alécio Pereira destacou a importância do programa para a saúde dos ribeirinhos.


“O programa é essencial para a saúde dos ribeirinhos que muitas vezes não tem condições de saírem de suas comunidades em busca de atendimento médico, agora a saúde vem até a comunidade” destacou Alécio.


O prefeito Marcinho Miranda (PSDB), ressaltou que um de seus compromissos e trabalhar para a melhoria da saúde municipal de Xapuri.


“Temos como objetivo servir a população de Xapuri e toda a comunidade ribeirinha e da zona rural uma saúde de qualidade e que todos tenham acesso, e este é o maior objetivo do programa saúde itinerante que somente no ano passado atendeu mais de dois mil atendimentos aos moradores da zona rural, e temos como alvo superar estes números neste ano” revela Marcinho.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido