Menu

O foguetório do PT

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A inauguração da Biblioteca Pública de Cruzeiro do Sul, na quinta à noite, 20, foi um ato político com todos os ingredientes de pré-campanha. Nem mesmo a chuva torrencial que desabou na cidade pouco antes da solenidade tirou o ânimo do governador Tião Viana (PT) e da ruma de pré-candidatos que participaram do evento. O foguetório foi grande em pelo menos quatro ou cinco diferentes momentos durante a inauguração para lembrar a população de Cruzeiro do Sul de que o ato acontecia. Os profissionais da Companhia de Selva, que faz a publicidade do Governo e das campanhas da FPA, estavam lá registrando tudo. Um clima e um cenário típico de eleições. Com os pré-candidatos da chapa majoritária, Nazareth Araújo (PT) e Perpétua Almeida (PC do B), ladeando o governador, ele disse: “ Está é mais bonita Biblioteca da Amazônia”. E tome foguetório espocando nos céus de Cruzeiro do Sul. 


 

Publicidade

Desfile de pretendentes
A numerosa comitiva do governador estava repleta de pré-candidatos a deputado federal. Até mesmo o superintendente do Incra, Idésio Franck (PT), que não é da região apareceu na solenidade. Afinal sempre existe aquela esperança de se conseguir uns votinhos dos desavisados.


Quem te viu e quem te vê
O secretário estadual da Fazenda, Mâncio Cordeiro (PT), sempre muito contrito, mudou radicalmente a sua postura. Discursou na solenidade e apresentou um novo visual que o deixou com a aparência mais jovem. Estava esbanjando sorrisos e conversando com as pessoas que participaram do evento.


Vai mesmo à luta
Mâncio Cordeiro (PT) tem família grande na região e deve centrar fogo no Juruá para conseguir eleger-se deputado federal. Não existem mais dúvidas que Mâncio será candidato. Muito falante o secretário está conseguindo muito apoiadores por onde passa.  


Tirando uma lasquinha
Também o pré-candidato a deputado federal Léo Brito (PT) era todo sorriso. Sem falar nos possíveis postulantes a uma vaga na Aleac Lourival Marques (PT) e Jonas Lima (PT) que aplaudiam entusiasticamente o governador Tião Viana (PT).


No gogó
Uma falha no som quase estraga o cerimonial. O vice César Messias mesmo com problemas na garganta discursou no grito. Assim como os outros participantes. Mas dessa vez os ataques comuns em solenidades desse tipo à oposição não aconteceram. Ou não eram audíveis por falta de som.


O contraponto
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) é um estrategista. Enquanto o Governo do Estado da FPA inaugurou a Biblioteca, na quinta, Vagner entregou, na sexta e no sábado, mais três postos de saúde para o município. Um na cidade e dois na zona rural. 


Vantagens no racha
A sensação é que a população de Cruzeiro do Sul está se beneficiando com o racha político entre as forças estaduais e municipais. Aquela história de todo mundo remando para o mesmo lado em Cruzeiro do Sul foi pro beleléu. A disputa é para ver quem faz mais.


O futuro é agora
Todas as inaugurações que o Governo fizer daqui para frente serão “palanques” para a disputa eleitoral. Nem poderia ser diferente. A FPA vai tentar provar à população que faz muito e por isso merece continuar mais quatro anos no poder.  


O cavaleiro solitário
Quem estava em Cruzeiro do Sul também era o pré-candidato ao Governo Bocalom (DEM). Enquanto Viana (PT) e Sales (PMDB) empenhavam-se em inaugurações, Bocalom fazia reuniões em casas de moradores nos bairros da cidade.


Parcimônia
Bocalom (DEM) concedeu entrevista na TV Juruá. Mas não respondeu aos membros da Aliança de oposição que disseram que ele está a serviço da FPA. Preferiu falar dos seus projetos já conhecidos há diversas eleições no Acre.

Publicidade

A luta pelos sindicatos
As eleições que se aproximam do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul estarão contaminadas pelo pleito de 2014. Grupos internos do PT irão degladiar-se para ficarem com o comando da entidade.


Apoio às avessas
A política em Mâncio Lima é um caso a parte. Existe a possibilidade do PT apoiar a candidatura de Gladson Cameli (PP) ao Senado e, parte do PMDB ajudar na tentativa de eleição de Perpétua Almeida (PC do B).


O passado te condena
Esse quadro estranho é ainda resquício das eleições municipais de 2012. Perpétua Almeida (PC do B) apoiou o atual prefeito Cleidson Rocha (PMDB). Já Gladson Cameli lançou candidato próprio que foi derrotado.


Um PT à parte
A maioria dos membros do PT de Mâncio Lima são da DS, tendência interna do partido que perdeu as eleições para a DR, comandada pelo assessor especial Francisco Nepomuceno, o Carioca. Eles têm boas relações políticas com Gladson (PP) e devem apoiá-lo, mesmo que de maneira silenciosa. 


O jogo começou, façam as suas apostas
A eleição já começou. De agora até junho os pré-candidatos farão o que for possível para se viabilizar. Haverá uma parada forçada por conta da Copa do Mundo de um mês. Na segunda semana de julho o jogo será reiniciado. Mas por conta desse evento internacional no Brasil a pré-campanha se tornou muito importante. Quem conseguir se destacar nesse período levará grande vantagem quando começar realmente a campanha oficial. Por isso, a oposição deve resolver-se e anunciar até no máximo logo depois do carnaval quem está no jogo. Mesmo que forem mais de uma coligação a definição de nomes é muito importante. O eleitor não sabe quais as suas opções de voto. A dúvida joga contra quem não tem uma “máquina” e inaugurações quase todos os dias para mostrar ao eleitorado.    


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido