Menu

A visão imediatista de alguns políticos acreanos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Tenho acompanhado de perto o debate sobre a formação das chapas majoritárias tanto da FPA quanto das oposições. O que tenho visto é a prevalência de interesses pessoais e a vaidade exarcebada de alguns dirigentes partidários. No popular, a farinha é pouca meu pirão primeiro. Na realidade existe pouca consciência do pensar no coletivo e nos interesses da população. Todos querem tudo, sobretudo, o poder. Cobrindo política há algumas décadas cheguei a conclusão que o circo é movido pela vaidade. Todos se acham muito mais importantes do que são realmente. A temporalidade dos mandatos por mais palpável que seja não serve de parâmetro para um despertar. Por exemplo, a disputa para vice e primeiro suplente ao Senado. Um governo como o do Acre tem atualmente mais de 20 cargos de secretários. Dependendo da pasta a atuação do titular pode ser muito mais significativa e rentável politicamente do que uma vice ou uma suplência. Mas por enquanto é assim que a coisa anda. Terão que bater muito a cabeça contra o muro para entenderem o verdadeiro significado social de fazer política.  


Calcanhar de Aquiles

Publicidade

A disputa pela vaga ao Senado da FPA ainda vai render muita confusão. Mesmo que até o final do mês seja anunciado o nome as sequelas serão irreversíveis. Anibal Diniz (PT) ou Perpétua Almeida (PC do B) não conseguirão navegar na campanha com o apoio integral de todos os membros da FPA.


Conveniências à parte
Alguns prefeitos do PT preferem Gladson Cameli (PP) a Perpétua Almeida. E declaram abertamente em rodas internas a sua preferência. Eu mesmo já ouvi esse tipo de declaração de voto algumas vezes. Será um missão árdua reverter esse quadro.


Quem vai abrir mão?
Na Aliança formada por 10 partidos de oposição a decisão pelo nome de vice na chapa não será fácil. O PMDB tem a prerrogativa de indicar. Mas o quadro político atual pode abrir novas possibilidades. Resta saber se o Glorioso abrirá mão da escolha.


 


Vice nunca
O prefeito Vagner Sales (PMDB) deverá percorrer um desses caminhos durante o pleito de 2014: a candidatura a governador ou a disputa por uma vaga na Câmara Federal. A possibilidade de ser candidato a vice é muito remota.


Situação confortável
Vagner será um nome teoricamente imbatível para deputado federal. Deixará a prefeitura de Cruzeiro do Sul, em abril, mas terá um sucessor extremamente leal, Mazinho Santiago (PMDB). Somando-se a sua esposa, Antônia Sales (PMDB), que deve reeleger-se à Aleac, terá um capital político considerável. 


Bem na fita
O presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, Romário Tavares (PSDB), está se preparando para entrar na luta por uma cadeira na Aleac. Ele tem unido suas bases nos municípios do Juruá e em Sena Madureira sua terra natal.


A fumaça
Existem especulações em Porto Walter de que o ex-prefeito Neuzari Pinheiro (PT) será o representante do Governo da FPA no município. Ele foi preso pela Polícia Federal, em 2012, acusado de peculato e ocultação de bens.  


O fogo
Segundo algumas fontes Neuzari tem feito uma espécie de prefeitura paralela. Com a estrutura que o Governo tem no município não é difícil conseguir a proeza. O atual prefeito Zezinho Barbary (PMDB) teve que demitir muitos funcionários “fantasmas” para pagar contas de administrações anteriores o que abalou a sua popularidade.


Perda irreparável
O drama familiar do deputado federal e pré-candidato ao governo, Márcio Bittar (PSDB), aumentou consideravelmente nesta terça, 11. A sua irmã mais velha que mora em Campo Grande (MS) entrou em coma induzida e respira por aparelhos.

Publicidade

Confusão anunciada
A Coluna já tinha informado que o deputado Major Rocha (PSDB) apresentaria projeto na Aleac para conceder título de cidadã acreana para a presidente Dilma Rousseff (PT). O resultado foi o esperado: confusão na base governista.


Muito barulho por nada
Mas qual seria o efeito se todos os deputados votassem a favor da concessão do título a Dilma (PT)? Ela mandaria um representante ao Acre para receber o diploma e ponto final. Pior vai ser rejeitar esse tipo de proposta que nunca é desaprovada no plenário da Aleac.


Uma verde na Câmara
A presidente do PV, Shirley Torres, deverá ser candidata a deputada federal. Resta saber se com todas as atribuições que tem na organização da Aliança de 10 partidos restará tempo para a sua própria campanha.


 


Escaramuças do Alto Acre
O deputado federal Sibá Machado (PT) terá como principal adversário à sua reeleição um “companheiro”. Idésio Franck está se articulando há dois anos para conseguir a vaga de volta à região. O último federal do Alto Acre foi Zico Bronzeado, atualmente estudante de medicina na Bolívia.


Rastros na areia
Conversei com um empresário de Cruzeiro do Sul que me perguntou sobre as chances de Mâncio Lima Cordeiro (PT) chegar à Câmara Federal. Alguns comerciantes já estão atentos a essa possibilidade.  


 Autofagismo no PT


A disputa por uma vaga de deputado federal pelo PT deverá ser feroz. Os nomes do partido que concorrem vão ter que inventar espaços para não esbarrarem nos companheiros. O favorito é disparado o ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT). Mas Léo Brito (PT) deve ser o candidato da militância do PT e Mâncio Cordeiro (PT) dos empresários. Na zona rural o voto quebra mais do que arroz de terceira. Pois é nesse cenário que Sibá Machado (PT) terá que buscar os seus votos. O interessante é que os dois atuais deputados federais do PT, Sibá e Taumaturgo Lima (PT) foram relegados a terceiro plano dentro do próprio partido. Por que será?


 


 


 


 


  


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido