Menu

Deputados trocam farpas por autoria de honraria à presidenta Dilma Rousseff

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os deputados estaduais voltaram do recesso parlamentar dispostos a fazer política partidária e disputar os holofotes da imprensa e a atenção dos eleitores. Na manhã desta terça-feira (11), oposicionistas e governistas trocaram farpas  pela autoria de uma honraria oferecida à presidente Dilma Rousseff (PT).


 Ironizando o fato de a presidente petista não ter vindo ao Acre, nos três anos de mandado, o tucano Major Rocha (PSDB) apresentou um requerimento propondo a concessão do título de cidadã acreana para Dilma Rousssef. “A ideia é que a sucessora de Lula saiba que o Acre existe”, dispara o oposicionista.

Publicidade

 A proposta do tucano caiu como uma bomba nos deputados da base governista. O líder do PT, Geraldo Pereira discursou e recomendou que os parlamentares da FPA votem contra o título de cidadã Acreana para Dilma, já que o governo petista vai oferecer a Ordem da Estrela do Acre, maior honraria do Estado.


 O primeiro secretário da Casa, Ney Amorim (PT) disse que Major Rocha estaria tratando com desdém, a concessão de título de Cidadão Acreano. “Lamento alguém oferecer um título de cidadã para Dilma, porque ela nunca vem aqui. Dilma merece toda honraria e gratidão pelos investimentos no Acre”.


 Ney Amorim também criticou a atuação de Rocha, na Aleac. “Não vamos admitir que deputado desesperado que sabe da presença de Tião Viana nos lugares mais distantes desse Estado queira brincar com quem está trabalhando. O parlamento do Acre tem cumprindo um papel fundamental no desenvolvimento do Acre”.


 O líder do governo, Astério Moreira (PEN) disse que era cômico oferecer um título de Cidadã Acreana à presidente petista. Gilberto Diniz retrucou e afirmou que, “cômico é chegar em Sena Madureira com o para-choque do carro na mão e ver o presidente da Aleac agradecer ao governador pela BR-364”.


 O comunista Eduardo Farias também entrou no debate. “Não podemos entender isso como um gesto de verdade. Quando Rocha faz isso, ele joga para baixo, o título de Cidadão Acreano. Vi pessoas com lágrimas nos olhos ao receber esta horaria. Não podemos negar este patrimônio do poder Legislativo, em joguetes políticos”.


 Nos bastidores do Poder Legislativo, os comentários giravam em torno da facilidade de Major Rocha pautar os debates na Casa. Apesar da superioridade numérica, os deputados da base de Sebastião Viana, não conseguem redirecionar os debates e caem nas arapucas montadas pelo tucano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido