Menu

Pesquisar
Close this search box.

Aliança de oposição vai definir majoritários neste final de semana no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O anúncio oficial deverá acontecer só nos meados de março. Mas durante as reuniões da Caravana da Vitória, da Aliança Progressista, formada por 10 partidos de oposição, nos municípios do Juruá, deverá ficar consolidada a chapa majoritária que disputará as eleições de 2014. Os integrantes estão com essa disposição para não perderem mais tempo com especulações. Para o governo do Acre os deputados federais Márcio Bittar (PSDB) e Henrique Afonso (PV), além do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) são pré-candidatos. O Senado já tem o nome consolidado de Gladson Cameli (PP). A questão da vice e a formação das coligações proporcionais também serão debatidas.


A hora de por o pé na estrada
Os principais líderes da Aliança Progressista acham que chegou o momento de apresentar uma chapa competitiva à população acreana. A palavra de ordem é formular um programa de governo que passe credibilidade aos eleitores.

Anúncios


Sem adversário definido
Por enquanto, o pré-candidato à reeleição Tião Viana (PT) e, agora, a sua vice Nazareth Araújo (PT) navegam solitários na disputa. Nem um partido de oposição definiu quem disputará a vaga de Governo. O que existem são especulações.


Quem pode ser
Uma coisa é certa, Tião Viana (PT) vai enfrentar mais de um candidato de oposição. Como Petecão (PSD) e Bocalom (DEM) não abrem mão da disputa tudo indica que serão três candidaturas para o Palácio Rio Branco, uma da FPA e duas da oposição.


Quanto mais cedo melhor
Gladson Cameli (PP), garantido na disputa ao Senado, acha que quanto mais cedo toda a chapa majoritária da Aliança Progressista for definida melhor. A intenção dos oposicionistas é percorrer os 22 municípios acreanos realizando reuniões para tirarem substratos de um programa de Governo exequível.


Mergulhando fundo
O deputado federal e secretário executivo da Câmara, Márcio Bittar (PSDB), conseguiu equacionar os seus problemas familiares e entrou definitivamente na disputa. Tem se dedicado à formação de um calendário eleitoral para a Aliança.


Quem vem…
Já está praticamente acertada a vinda do senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à presidência, no próximo mês. Ele juntamente com outros líderes nacionais dos partidos da Aliança, como os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Ana Amélia (PP-RS)  deverão endossar o lançamento da Chapa Majoritária da oposição no Acre.


Clima de conformação
Entre os principais líderes da Aliança Progressista, Márcio Bittar (PSDB), Gladson Cameli (PP), Henrique Afonso (PV), Flaviano Melo (PMDB) e Vagner Sales (PMDB) ninguém espera mais a vinda de Petecão (PSD) e Bocalom (DEM).


Alívio
Na realidade alguns deles sentem-se aliviados pela decisão de Petecão (PSD) e Bocalom (DEM) de seguirem o próprio caminho. Um deles acha a dupla muito “pesada” para convencer o eleitorado da credibilidade da oposição.


Cada Macaco no seu Galho
Parte da imprensa do Acre, ligada a FPA, quer que os eleitores pensem que Bocalom (DEM) é a cara da oposição. Isso não é verdade. O programa de governo de Bocalom com Acrelândia como a Suíça acreana e esse negócio de macaco e gente na verdade mais irrita do que agrega.


EscatologiaA realidade é que ninguém pode levar a sério propostas demagógicas de um tempo que não existe mais. Quem quiser ser candidato que pense no coletivo. Na política os interesses individuais devem ser relegados a segundo plano.


Manda quem pode…
O lançamento da pré-candidatura a vice de Nazareth Araújo (PT) confirmou quem manda na FPA. O governador Tião Viana (PT) decidiu com quem quer disputar a sua reeleição e ponto final. Caras e bocas ficaram na poeira….


Obedece quem tem juízo
Ensaios para mudar a direção do PT acreano e a imposição de nomes à chapa majoritária foram trucidados no processo interno. Quem quiser que aceite as definições e prepare a sua bandeira para balançar nas esquinas.


ConformaçãoO senador Jorge Viana (PT) me falou que os ritos para as escolhas de vice e senador são diferentes. Ele acredita que Anibal Diniz (PT) deva continuar a sua peregrinação para convencer os outros partidos da FPA que é o melhor candidato.


A remota esperança
Jorge Viana (PT) afirmou que a definição para o Senado ainda terá mais alguns dias. Haverá a confirmação da candidatura de Anibal do PT. Tudo dentro do rito partidário estabelecido.

Anúncios


A realidade dos fatos
Acredito que Jorge Viana, experiente na política, sabe que a coisa se complicará quando a proposta chegar ao conselho da FPA. Aí, Perpétua Almeida (PC do B) deverá ser a ungida. A não ser que aconteça alguma catástrofe fora do roteiro previsto.


Desprestigiados
No lançamento da candidatura de Nazareth (PT) senti os dois deputados federais do PT, Taumaturgo Lima (PT) e Sibá Machado (PT), um pouco apagados. Taumaturgo não é mais candidato. E Sibá vai ter que correr muito atrás para se reeleger.


Um toque de beleza
Os críticos podem dizer que Nazareth Araújo PT) não tem muitos votos para agregar à chapa majoritária da FPA. Mas a simpatia, o carisma e a sua beleza devem ser consideradas. Tião Viana (PT) terá uma companhia agradável ao seu lado para enfrentar uma eleição que não será fácil, ao contrário do que alguns pensam.  Aliás, a tendência é Tião Viana (PT) ter duas mulheres na chapa majoritária quando o jogo eleitoral começar. Realmente um quadro diferente de todas as outras eleições do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido