Menu

Eleição esvaziada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma história que se repete no Acre é a abstenção sempre acima dos 35% de eleitores nos pleitos. No segundo turno de 2010 mais de 40% não foram às urnas para votar para presidente e no Referendo do Horário. Agora, essa situação pode ficar ainda mais séria. Com o recadastramento biométrico, em Rio Branco, do TRE, que termina em fevereiro, ainda 60 mil eleitores não se regularizaram. Uma situação preocupante, porque a eleição de 2014 além de ter as abstenções já naturais ainda pode perder quantidade significativa de eleitores que terão os seus títulos cancelados caso não façam o recadastramento. O problema é que com as abstenções somadas aqueles que perderão os seus títulos acabam por diminuir a representatividade popular dos eleitos. Isso não é bom para a democracia no Acre.


Situação delicada
O deputado federal e pré-candidato ao Governo, Márcio Bittar (PSDB) tem passado momentos difíceis. Está com a irmã e a cunhada muito doentes. Quando começa esquentar a turbina para a pré-campanha é chamado a São Paulo às pressas para resolver questões familiares.

Publicidade

A hora do descanso
O presidente regional do PT, Ermício Sena, viajou e deve ficar 15 dias de férias. Nesse período quem responderá pelo partido? O fato é que Ermício teve um 2013 cheio e, a perspectiva é de um 2014 turbulento com tantas indecisões na FPA.


A volta dos que não foram
Confirmada a candidatura a deputado federal de Léo Brito (PT) a disputa de votos em Rio Branco será “pesada”. Léo como vice deixaria todo caminho aberto para o ex-prefeito Angelim (PT). Agora, a tendência é que os dois disputem palmo a palmo os votos da Capital.


Reforço inesperado
Mas Léo Brito não tem do que reclamar. O seu nome posto como candidato a vice de Tião Viana (PT), mesmo que depois retirado, deu a ele uma grande projeção. Léo Brito sai dessa “confusão” fortalecido e prestigiado.


Mais gente no páreo
Quem também entra atrás de votos na Capital é o secretário de fazenda, Mâncio Cordeiro (PT). Apesar de ser do Juruá os muitos anos a frente da Secretaria e do Banco da Amazônia conferem a ele uma representatividade considerável em Rio Branco.


A outra banda
Também a oposição tem candidatos a deputado federal fortes na Capital. Flaviano Melo (PMDB) tem um eleitorado fiel. Márcia Bittar (PSDB) pode surpreender e, Antônia Lúcia (PSC), tem um apelo forte nas igrejas evangélicas.


Mudança de quadro
Portanto, a via da disputa para deputado federal que parecia desobstruída em 2014, agora, está super -concorrida. Sem falar em candidatos que podem surpreender como Alisson Bestene (PP), que conta com uma boa estrutura familiar.


Erro estratégico
Eu conversei com um dirigente de um dos partidos da FPA que dizia não entender a postura de alguns petistas. Segundo ele, estão transformando as tendências internas do PT, DR e DS, em partidos independentes.


O bombeiro
Essa postura cria ainda mais rupturas internas no PT. Quem tem atuado como bombeiro para minimizar essa situação é o senador Jorge Viana (PT). Ele tem dialogado com os dois lados na tentativa de acabar com as tendências e unir o PT.


O perseguido
O deputado estadual Jonas Lima (PT), por conta dessas divisões de tendências, tem se sentido discriminado por uma ala da “companheirada”. Esses dias ao se aproximar de uma roda de petistas ouviu a seguinte frase de um jovem militante da DR: “Vamos embora que o ambiente está ficando pesado”.


Pé na estrada
O senador Anibal Diniz começa a sua peregrinação para afirmar a sua candidatura por Assis Brasil. Segundo ele publicou nas redes sociais foi ali também que o ex-presidente Lula (PT) iniciou a sua jornada à reeleição.

Publicidade

Recarregando as baterias
Por outro lado, a pré-candidata ao Senado, Perpétua Almeida (PC do B) tirou cinco dias de recesso pessoal para descansar. Ela volta à ativa na próxima semana para andar nos 22 municípios acreanos.
Vice descartada


Uma fonte no PC do B me garantiu que não existe possibilidade de Perpétua ser a candidata a vice de Tião Viana (PT). Eles trabalham com a perspectiva do Senado e ponto final.


Silêncio conveniente
Também ficou claro que Perpétua Almeida (PC do B) não vai opinar sobre as situações internas do PT. Prefere deixar o barco navegar. Os comunistas acreditam que na hora H, Tião Viana (PT) baterá o martelo pela candidatura de Perpétua ao Senado.


Enquanto isso…
O candidato ao Senado pela oposição Gladson Cameli (PP) já deu o seu primeiro giro por quase todo o Estado desde o começo do seu recesso parlamentar. Alguns poucos municípios que faltam serão visitados neste final de semana.


O quadro político atual para 2014
Não tem choro e nem vela. Na realidade só existem até agora dois candidatos majoritários confirmados para as disputas das próximas eleições no Acre. Tião Viana (PT) para o Governo e, Gladson Cameli (PP) ao Senado. As outras candidaturas sejam da oposição ou FPA ainda são incógnitas. Acredito que o quadro só será definido mesmo às vésperas das convenções partidárias que acontecem entre maio e junho. Até lá as especulações serão as principais atrações na mídia do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido