Menu

Pesquisar
Close this search box.

Frente Popular inicia maratona política-eleitoral

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Enquanto alguns setores da oposição ainda parecem adormecidos a FPA já colocou o pé na estrada na tentativa de vencer as eleições de 2014. O governador Tião Viana (PT), com uma comitiva grande de pré-candidatos, passou dois dias no Vale do Juruá fazendo inaugurações, dando ordens de serviço e muita política. A perda de espaço político na região, com as saídas de lideranças como os deputados federais Gladson Cameli (PP) e Henrique Afonso (PV), parece não ter passada desapercebida pelos “caciques” da FPA. A agenda do governador centrou fogo principalmente nos municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, lugares onde poderá ter votações relevantes.


Prudência
Em Cruzeiro do Sul, o cenário político é atualmente favorável ao prefeito Vagner Sales (PMDB). Mas nos municípios vizinhos a FPA ainda tem um poderio considerável. Ainda assim foram realizadas ações na Terra dos Náuas.

Anúncios


O embaixador
Tudo na FPA é muito bem pensado. O senador Jorge Viana (PT) chegou dois antes da comitiva do governador e mobilizou a militância. Conversou muito sobre todas as possibilidades eleitorais. Só não convenceu sobre o nome de Anibal Diniz (PT) ao Senado.


Papo aprumado
Um petista estrelado da região me fez a seguinte confidência: “os argumentos do Jorge Viana nas conversas com a militância foram muito bons. Mas a gente não pode entregar a vaga do Senado para a oposição.” Tudo conforme a cartilha do Carioca.


Amigos, pero no mucho…
Por falar no articulador político Francisco Nepomuceno, o Carioca, parece que as pazes com o senador Anibal Diniz (PT) ainda não foram consolidadas como anunciou-se. Mas tudo pode não passar de fofocas…..


Parada federal
Tião Viana (PT) parece consciente dos problemas que tem atualmente com a bancada federal. Na comitiva do Juruá estavam os pré-candidatos ao Congresso Nacional, Angelim (PT), Mâncio Cordeiro (PT), Marcelo Siqueira (PT) e Moisés Diniz (PC do B).


Um olhar aqui e outro lá
Evidentemente que o pré-candidato Tião Viana (PT) começa a construir uma base eleitoral para recuperar o seu apoio em Brasília. Fortalecendo os candidatos a federal, Viana cria uma sinergia positiva na sua campanha ao governo.


Desperta
A deputada federal Perpétua Almeida (PC do B), única pré-candidata ao Senado a participar da agenda saiu fortalecida. Pouco a pouco vai firmando seu nome como a candidata da FPA com as bênçãos da maioria das lideranças do PT.


Um vice quase certo
Outro aspecto a destacar é a presença constante nas agendas de Tião Viana (PT) do ex-presidente do partido Léo Brito (PT). O nome do jovem está cristalizando-se a cada dia como o indicado a vice-governador da FPA. Nada parece mudar essa tendência.


Chamado à militância
Léo Brito (PT) significa o apoio da juventude petista e da militância. Tião Viana (PT) vai temperar as suas pretensões de reeleição com o vigor de alas do partido que andaram esquecidas. E Léo Brito é o cara certo para a missão.


Regionalizando
A viagem ao Juruá também serviu para bater martelo em torno de uma candidatura regional à Câmara Federal. O professor Marcelo Siqueira (PT), acredita que a sua recente memória eleitoral como vice de Henrique Afonso (PV), em 2012, possa ajudá-lo na empreitada.


Apoios reluzentes
Marcelo poderá contar com petistas ligados a DR em todos os municípios do Juruá e aproveitar o vácuo deixado por Henrique (PV) na Universidade da Floresta. Vale lembrar que existem cerca de cinco mil acadêmicos na região entre UFAC, IFAC e as faculdades particulares.


Escaramuças do Alto Acre
O deputado federal Sibá Machado (PT) deve ficar atento se deseja reeleger-se. Está confirmada a candidatura de Idésio Frank (PT) a federal. Ele está articulando-se para conseguir apoio da base rural no Alto Acre e no resto do Estado.


Falta de representatividade
Desde o mandato do ex-deputado federal Zico Bronzeado (PT) que o Alto Acre não tem representante próprio no Congresso Nacional. Idésio vai tentar sensibilizar as forças políticas regionais da FPA para a união em torno do seu nome.


Contraponto
Na oposição as candidaturas à Câmara Federal, da filha do prefeito Vagner Sales (PMDB), Jéssica Sales e do ex-deputado federal Ilderley Cordeiro (PR) estão sendo levadas a sério. As minhas fontes dentro da FPA os colocam como fortes concorrentes.

Anúncios


Em nome de Deus
Uma das resistências que Perpétua Almeida (PC do B) deverá enfrentar, se confirmada a sua candidatura ao Senado, será o meio evangélico. Uma fonte do PT no Juruá me informou que os “crentes” ainda torcem o nariz ao ouvir o nome da comunista.


Na ativa
Na minha avaliação dos pré-candidatos majoritários da oposição Gladson Cameli (PP) e Henrique Afonso (PV) são os que estão cumprindo melhor as suas agendas pré-eleitorais. Os dois estão constantemente na estrada e subindo e descendo rios para dialogar com o eleitorado acreano.


Cobra parada não engole sapo
A previsão é de uma disputa apertada para todos os cargos eletivos em 2014. Ninguém vai ganhar eleição com a máxima “cria fama e deita na cama”. Quem quiser conhecer a vitória trate de começar a andar e conversar para não se lamentar mais tarde.


Política profissional
Não se engane. Apesar de ser perceptível o desejo de mudanças dos eleitores acreanos não será fácil derrotar a FPA. Os 15 anos no poder significam um desgaste natural com a população. Sem falar em acontecimentos como o G7 e descontentamentos das próprias categorias de servidores que enfraqueceram a atual gestão. Mas quando começa o jogo eleitoral a FPA atua com um time de profissionais. Sem falar do poderio da “máquina” estatal. Portanto, quem quiser sonhar com um lugar ao Sol na política do Acre que comece a andar e trabalhar porque a vitória não vai cair do céu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido