Menu

Juruá, o ponto de equilíbrio das eleições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar de algumas lideranças da FPA fazerem pouco da representatividade eleitoral do Vale do Juruá, o eixo político do Acre, deslocou-se para lá nesses dias. O pré-candidato ao governo Henrique Afonso (PV) cumpriu agenda de reuniões com lideranças e retornava pela BR 364, nesta terça 7, para a Capital. Os dois pré-candidatos ao Senado Gladson Cameli (PP) e Perpétua Almeida (PC do B) também estão no Juruá conversando com comunidades. Na sexta-feira o governador Tião Viana (PT) e o senador Jorge Viana (PT) também terão compromissos nos municípios do Juruá. Petecão (PSD) passou uma semana inteira antes do Ano Novo na região. E Márcio Bittar (PSDB) terá agenda no Juruá nos próximos dias. Todos sabem que os votos da região são fundamentais para quem sonha com vitória em 2014.


Inócuo
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) reagiu com tranquilidade a saída do ex-deputado Fernando Melo (PROS) do partido. “Ele nunca se incorporou ao PMDB. E nem acrescentou nada. Do mesmo jeito que chegou está voltando à sua casa de origem, não ganhamos e nem perdemos nada,” disse.

Publicidade

 Questão de foco
O objetivo maior de Fernando Melo (PROS) é ajudar eleger o seu “compadre” Roberto da Princesinha (PROS) a deputado federal. Mas com todo respeito, qual é mesmo a liderança política que Fernando tem atualmente?


Objeto de desejo de todo petista radical


Carioca smorf_350_B_ESSA


 Disputa das esposas…
Na próxima eleição quatro esposas de prefeitos do Juruá entrarão na luta por vagas na ALEAC. Antônia Sales (PMDB), esposa de Vagner Sales (PMDB), Maria Antônia (PROS), do Dêda (PROS), Mônica (PT), do Burica e Aldecir (PMDB), do prefeito Cleidson Rocha (PMDB).


 Luz própria
A deputada Antônia Sales (PMDB) há muito tem uma atuação política independente e, deverá reeleger-se. Maria Antônia (PROS) consegue angariar a simpatia do seu eleitorado muito além da liderança do seu marido, o ex-prefeito Dêda (PROS). As duas são figuras constante no sobe e desce dos rios do Juruá.


 Perpétua, paz e amor
Os dirigentes do PC do B decidiram que, nesse momento, a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) deve manter-se longe de polêmicas. Seguros de que ela será a candidata ao Senado da FPA, aconselharam uma postura de paz e amor.


 Avermelhou
O PC do B está buscando representatividade em todas as regiões à chapa de deputado estadual. De Tarauacá, o vice prefeito Chagas Batista (PC do B). Também o vice-prefeito de Mâncio Lima, Eriton Maia (PC do B) será candidato.


 Cruzeiro e Capital
O ex-vereador de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PC do B) vai novamente à disputa de uma cadeira da ALEAC. E em Rio Branco, o jornalista Washington Aquino (PC do B). Sem falar na reeleição de Eduardo Farias (PC do B).


 Um passo a mais…
Pelos nomes postos na disputa da ALEAC fica claro que o deputado Moisés Diniz (PC do B) deverá candidatar-se a federal. Mesmo porque o “Cacique” depois de quatro mandatos seguidos pouco teria a fazer na ALEAC.


 Vestido e armado com a força de Jorge
O senador Jorge Viana (PT) resolveu entrar em cena para garantir ao PT a vaga de disputa do Senado. Quer mais debate para que o senador Anibal Diniz (PT) seja candidato à reeleição. Definitivamente Jorge Viana não quer entregar de bandeja ao PC do B a vaga.

Publicidade

 Competitivos
As articulações dos nomes de oposição para a disputa do Governo ainda estão em curso. Mas uma chapa formada pelo prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales (PMDB) e o deputado federal Márcio Bittar (PSDB) será competitiva, indiferente da posição em que cada um vai jogar, seja titular ou vice.


 Qual o rumo?
O deputado federal Henrique Afonso (PV) terá muito que pensar nos próximos dias. Esteve com Bocalom (DEM) e Petecão (PSD) e, depois com Gladson (PP) e Bittar (PSDB). Terá que decidir-se sobre candidatura própria de terceira via ou composição na oposição. 


 Exemplo a ser seguido
O desempenho da procuradora-geral Patrícia Rego a frente do Ministério Público foi elogiável. Apesar de ser filha de um dos assessores mais fortes do governador Tião Viana (PT), o professor Rego, nunca ouvi uma reclamação sobre contaminação política no seu exercício do cargo.


 Respeitabilidade
Tanto políticos da FPA quanto da oposição não poupam elogios ao trabalho de Patrícia Rego. Ela deixará o seu cargo no MPE no próximo dia 10 com a sensação de missão cumprida. E com o respeito e a admiração da sociedade acreana.


 A serviço de quem?
Algumas lideranças da oposição acreana ficaram com a pulga atrás da orelha com o retorno de Fernando Melo (PROS) à FPA. Uma delas me disse que a impressão é que a dupla Cosme e Damião, então formada por Melo e Petecão (PSD), sempre esteve a serviço da FPA. A liderança oposicionista não se lembra de uma atuação contundente de Fernando contra as mais recentes gestões do Estado. Fernando manteve-se como eleitor da presidente Dilma (PT) e, não acrescentou muito segundo a fonte. Quanto ao senador Petecão, as críticas são pelo espatifado que faz dentro da oposição. Desde já a Coluna abre espaço para Fernando Melo e Petecão manifestarem-se…  


O ultimo a sair apague a luz
O governador Tião Viana (PT) postou a seguinte mensagem nas redes sociais, nesta terça, 7: “Conversa agradável com Jeferson jovem dirigente do PV…um líder de amanhã”. Será que aos poucos vão tirar o tapete dos pés do pré-candidato ao Governo Henrique Afonso (PV)? Nem todos os militantes do PV estão satisfeitos com a ida para a oposição. Isso é fato.


Sinuca
Henrique (PV) que está vindo do Vale do Juruá para a Capital nesta terça, dia 7, deverá começar a enfrentar sérias resistências dentro do seu partido. O PV é um aliado da FPA desde o princípio. Tinha alguns cargos comissionados no Estado e na prefeitura de Rio Branco.


Quem é
O referido Jeferson (PV), segundo a presidente do PV, Shirley Torres, foi candidato a vereador da Capital com o apoio da chefe de gabinete, Márcia Regina. Ele era secretário de juventude do PV e ficou como suplente do vereador Pastor Manoel (PRB). 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido