Menu

Pesquisar
Close this search box.

Uma máquina poderosa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O lançamento da pré-candidatura de Tião Viana (PT) à reeleição pelos partidos da FPA foi uma prova de força da coligação que governa o Acre há 15 anos. Não será fácil vencer Tião Viana nas eleições. A verdade é que ao longo desse tempo FPA montou uma máquina eleitoral. Todas as ramificações econômicas que o Governo tem com a sociedade torna qualquer candidatura forte. No manifesto inicial são 20 partidos a apoiar a continuidade política-administrativa do Estado. Até as eleições esse número pode diminuir, mas também pode aumentar dependendo do comportamento das forças de oposição. A FPA profissionalizou as ferramentas de poder e conta com gestões que se ainda despertam dúvidas, não foram desastrosas. De qualquer maneira os desgastes naturais do governo são um alento à oposição. Mas os eleitores só irão trocar o atual sistema se tiverem confiança numa nova proposta.


Chá de sumiço
O deputado estadual Luiz Tchê (PDT) não participou da aclamação de Tião Viana (PT). Os mais recentes acontecimentos devem ter recomendado prudência para o Gaúcho. Se o PDT fica ou não na FPA é uma incógnita.

Anúncios


Gato por lebre
Um deputado estadual ouviu na ALEAC que o ex-presidente do PT, Léo Brito, não será candidato a deputado federal. Léo afirmou à coluna que só uma ordem de Tião Viana(PT) o impediria de candidatar-se em 2014.


Crente e fiel
O pastor Rodson (PSDC) é cargo de confiança do Governo. Sempre está onde seu chefe está. A sua candidatura a deputado é essencial para FPA. Só assim poderão ver a verdadeira dimensão da sua “liderança social e espiritual”. 


Lado a lado
A deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) estava coladinha ao seu “possível” parceiro de chapa. Tião Viana manteve a Perpétua de um lado e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) do outro.


Eleitor de peso
Marcus Alexandre (PT) vai ser o principal eleitor de Tião Viana (PT), na Capital. Vai depender dele a mobilização dos bairros onde o prefeito tem sido presença constante durante a sua gestão.


Análise fria
Mesmo com o poderio da máquina, imagino eu, que Tião Viana (PT) sabe que terá uma eleição difícil pela frente. Dará menos trabalho durante a campanha ter Perpétua na chapa majoritária do que Anibal Diniz (PT). 


Convencimento
Anibal foi um ótimo secretário de comunicação e está fazendo um bom trabalho no Senado. Mas falta apelo popular. Trabalhou muito nos bastidores do poder e pouco na linha de frente. Será difícil convencer o eleitor das suas qualidades.


Entusiasmado
Durante a aclamação de Tião Viana (PT), o deputado estadual Jonas Lima (PT) era um dos mais animados. Parece que as divergências ficaram para trás. Agora, só é preciso combinar com o assessor especial Francisco Nepomuceno, o Carioca. 


Surpresa
O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) ficou surpreso com o telefonema que recebeu na semana passada do senador Jorge Viana (PT). Uma saudação de solidariedade com os problemas de saúde na família que está enfrentando.


Peregrinando
Pré-candidato ao Governo Márcio Bittar (PSDB) prepara agenda para andar pelo Estado. Deve visitar todos os municípios acreanos. Mas quer também viajar por alguns estados brasileiros que tiveram experiências de gestões vitoriosas. 


Festejando
O senador Petecão (PSD) não vai desistir. Levará a sua candidatura ao Governo até as convenções. Só vai abandonar a raia se tiver pesquisas muito negativas. Agora, como vai ser essa composição com Bocalom (DEM) é um mistério.


Estranho
O ex-governador Binho Marques (PT) foi premiado com o troféu Chico Mendes na área de educação, no último domingo, 15. Estranhamente o governador Tião Viana (PT) não participou da solenidade. Não foi explicada a sua ausência. 


Dúvida
Será que o ex-governador Binho Marques (PT), que ocupa um importante cargo no Ministério da Educação, irá participar da campanha eleitoral no Acre? Acho muito difícil que isso aconteça.


Colhendo os frutos
O PC do B orgulha-se de ter sido um dos principais partidos a criar a FPA. Tudo indica que colherá os frutos da iniciativa. Deve ter a vaga do Senado na chapa majoritária. Se a coligação for vitoriosa Edvaldo Magalhães (PC do B) continuará como um dos secretários poderosos da gestão.

Anúncios


Meu Jesus Cristinho
Têm alguns secretários de estado que preferem passar desapercebidos. Ficam rodeando os eventos importantes do Governo e da FPA, mas não apresentam-se como linha de frente. Parecem aquele personagem da Escolinha do Professor Raimundo que se escondia no fundo da sala.


Novidades
O vai ou fica do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) deverá ser nos próximos dias. Se a ação da sua banca de advogados com os recursos não tiver resultado a Capital do Juruá entrará em clima pré-eleitoral extemporâneo.


O nome do PT
Se tiver eleição em Cruzeiro do Sul o professor Marcelo Siqueira (PT) será mesmo o candidato da FPA. Não existe outro nome sendo preparado. Mas caso Vagner permaneça na prefeitura, Marcelo vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal.


Tempo de andar
As próximas eleições serão muito disputadas no Acre. As vagas para a ALEAC tem candidaturas fortes. O mesmo para a Câmara Federal. O Senado será uma corrida para gente grande. Portanto, quem quiser sair vitorioso e 2014 terá muito que andar e conversar com a população. Não adianta ficar sonhando com teorias e ideologias que não tenham aplicação prática. A raia de Governo também deverá estar inflacionada de candidatos. Tudo indica um segundo turno. Mas o importante é quem quer que seja o novo governador deve urgentemente convocar um pacto político-social para resolver os problemas mais graves do Estado. O tempo de conflitos deveria ficar para trás…


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido