Menu

Como fica o quadro de uma “possível” eleição em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A decisão do TRE-Acre que cassou o mandato do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) desfechou um novo processo pré-eleitoral no Estado. Ainda cabe recursos ao prefeito, mas o fato do Tribunal decidir por eleições nos próximos 60 dias movimentou as forças políticas acreanas. A realidade é que se realmente houver o pleito em Cruzeiro do Sul, será uma espécie de prévias das eleições estaduais de 2014.


O presidente da Câmara Municipal, vereador Romário Tavares (PSDB), que ficará como prefeito interino até as eleições já manifestou-se. “Ainda não recebi nenhuma comunicação do TRE, mas se confirmada a decisão estarei à disposição das forças de oposição para encontrarmos uma candidatura. Acho que o candidato deverá ser do PMDB e, quem o Vagner indicar, será um forte concorrente. O povo de Cruzeiro é bairrista e não vai aceitar quem vier apoiado pelo PT. O nome natural das oposições seria o do deputado federal Gladson Cameli (PP-AC). Mas existem outras opções caso ele não queira. Eu mesmo sou um soldado partidário e estarei pronto para acatar qualquer decisão,” revelou. 

Publicidade

Por outro lado, Gladson Cameli já avisou que manterá a sua pré-candidatura ao Senado. Ele não vai concorrer à prefeitura de Cruzeiro do Sul. “Atualmente meu nome tem relevância estadual e não apenas local. Vou indicar um candidato, caso haja a eleição extemporânea em Cruzeiro do Sul. Acho que o Nicolau Júnior (PP) foi o segundo candidato a deputado estadual mais votado no Juruá, só perdendo para a Antônia Sales (PMDB). Ele seria um bom nome, mas o importante é que a oposição se una em torno de uma única candidatura e se tiverem outros nomes a aceito conversar,” garantiu.


O deputado Gladson Cameli também adiantou que pretende ter ainda nesta quarta-feira, 11, uma conversa com o deputado federal Henrique Afonso (PV) que foi o adversário de Vagner Sales na corrida à prefeitura em 2012. “ Vou tentar um acordo com o Henrique que agora está na oposição projetando algumas situações relativas as eleições municipais de 2016. Queremos trazê-lo para o nosso grupo de oito partidos, mas não está descartado entrar na pauta a essa possível disputa extemporânea,” adiantou Gladson.


O candidato do PT


O nome provável que será lançado pela FPA, no caso de confirmada a eleição, será a do professor universitário Marcelo Siqueira (PT) que foi vice na chapa de Henrique Afonso. “Já coloquei meu nome a disposição do meu partido. Por enquanto, estou pedindo cautela aos nossos companheiros para não tripudiarem em cima de uma situação que é muito delicada para milhares de eleitores que votaram no Vagner. Mas se houver a eleição poderemos participar fazendo diferente do que foi 2012 quando houve muito sectarismo,” disse ele.


Também não estaria descartada a possibilidade do ex-vereador Zequinha Lima (PC do B) ser o candidato da FPA. Nesta quarta, 11, o deputado Moisés Diniz (PC do B) , presidente do PC do B) fez um pronunciamento na tribuna defendendo o prefeito Vagner Sales e questionando a Justiça. Moisés não quis se pronunciar sobre candidaturas, mas não descartou o nome de Zequinha.


Henrique vai apoiar a oposição


Parece uma ironia do destino. Mas Henrique Afonso (PV) que seria o maior beneficiário da cassação de Vagner já anunciou que se houver eleição estará com a oposição. Ele descarta a possibilidade de ser candidato novamente. “ Na política a gente nunca pode dizer jamais. Mas hoje estou focado na minha pré-candidatura ao Governo do Estado. Se me tornasse candidato em Cruzeiro do Sul a população poderia dizer que não sei o que quero. Acho que atualmente existem outras lideranças de oposição para candidatarem-se. E eu apoiarei,” finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido