Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ele não é tão ruim quanto a oposição deseja, mas nem tão bom quanto queria

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo do Acre foi pesquisado e avaliado pela população. Segundo uma fonte, Tião Viana (PT) continua com uma boa porcentagem de ótimo, bom e regular. Mas bem menos do que ele esperava ao final de três anos de gestão.


Solavancos
É natural que haja desgaste depois de 15 anos da FPA no poder do Estado. Mas algumas questões poderiam ser minimizadas com o uso de diplomacia. O excesso de politização do Governo provoca situações radicais que criam um clima negativo para alguns setores da sociedade acreana.

Anúncios


Frente Fria
A previsão não é do meteorologista Davi Friale, mas o surgimento da “Frentinha”, com os partidos nanicos da FPA está fadada a transformar-se numa friagem forte. Emissários dos cardeais da FPA já moveram-se pelos bastidores da política para desarticular a pretensão dos partidos que querem unir-se nas eleições para deputado federal com a esperança de garantir a vaga de pelo menos um ou dois na Câmara Federal. O deputado estadual Luiz Tchê (PDT), líder do grupo, já recebeu sinais da Casa Rosada de que a ideia não foi bem assimilada.


Me digas com quem andas
A deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) tem participado de várias agendas com o governador Tião Viana (PT). Foi a única parlamentar federal a acompanha-lo durante a inauguração da iluminação de Natal de Rio Branco. E nesta sexta, 6, visitou a APAE acompanhando Viana.


A hora da verdade
Os novos presidentes dos diretórios regional e municipais do PT assumem suas funções neste sábado, dia 7, em Rio Branco. O tom dos discursos deverá ser de mobilização para as eleições de 2014. Tião Viana (PT) fará um resumo da sua gestão aos militantes.


Troca de farpas
Na semana passada houve uma audiência com Sem Terras na ALEAC. Os dois deputados do PC do B fizeram severas críticas ao INCRA. O superintendente e pré-candidato a deputado federal Idésio Franck considerou o fato “intriga da oposição”.


Farinha pouca
Idésio garante que o INCRA do Acre está cumprindo com os seus compromissos. Ele entende que os parlamentares comunistas estão jogando para a torcida. Em período pré-eleitoral realmente vale tudo.


Força do Juruá
Se o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) não concorrer à Câmara Federal, ele terá duas opções dentro de casa. Deverá lançar a candidatura da sua filha Jéssica Sales (PMDB). Mas existe ainda a possibilidade da deputada Antônia Sales (PMDB) ser a federal da família. Ela não descarta…  


Categorias em conflito
Os funcionários da educação que sempre foram a base das eleições da FPA estão divididos. A insatisfação com as mais recentes negociações com o Governo aprofundaram as dissidências. Ainda que o SINTEAC tenha uma diretoria governista.


Questão de segurança
Também nas corporações da Polícia Militar e Polícia Civil existem descontentamentos. Apesar dos recentes investimentos do Governo em equipamentos parece que as relações humanas não evoluíram.


Livre, leve e solto
Enquanto isso o deputado Major Rocha (PSDB) comemorava, nesta sexta, 6, no café da manhã com a imprensa, a sua absolvição num processo por motim. Isso aconteceu ainda nos tempos do ex-governador Binho Marques (PT).


A força da vitimização
Não há dúvidas que as primeiras manifestações dos policiais do Acre e, a prisão do Major Rocha, acabaram tornando-se fortes cabos eleitorais para a sua eleição de 2010. O caso da prisão de 11 PMs acusados de execução do Aladim estão reaproximando o parlamentar da tropa.


Disputa apertada
Pesquisas internas revelam uma tendência. A corrida pelos votos para o Senado na Capital será grande. Perpétua Almeida (PC do B) e Gladson Cameli (PP) deverão disputar as preferências dos eleitores de maneira acirrada.


A força do interior
Pelas sondagens realizadas, se realmente existe equilíbrio na Capital, a decisão determinante na escolha do próximo senador acreano será no interior. Claro que tudo ainda muito indefinido já que o quadro de candidato não está estável.


Nem tudo são flores
O deputado federal Henrique Afonso (PV) pode preparar-se para enfrentar resistências na oposição. Alguns oposicionistas com mandato ainda desconfiam da mudança brusca do candidato verde ao Governo. O mesmo aconteceu recentemente com o ex-deputado Fernando Melo(PMDB) na sua candidatura de 2012.

Anúncios


A origem
Na realidade, esse tipo de desconfiança é infundada. A maioria das lideranças de oposição no Estado vieram da FPA. As exceções são o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), o prefeito Vagner Sales (PMDB) e o deputado Márcio Bittar (PSDB).


Tempo de mudar
O deputado federal Gladson Cameli (PP) conversando com a imprensa afirmou: “Eu gosto de ser criticado. Peço a minha assessoria para falar a verdade sobre o que está acontecendo para não me iludir e ser prejudicado.”


“La integracion” fracassada
Nos 11 anos que moro no Acre participei de mais de 20 comitivas para tratar da integração entre o Acre e os países vizinhos, Bolívia e Peru. Fiz matérias jornalísticas sobre os mais diversos assuntos. Sempre com aquela sensação de que em breve estaríamos consumindo produtos peruanos e bolivianos mais baratos. E aquecendo a nossa economia com a venda a esses países. Na realidade sempre fui entusiasta dessa ideia. Mas até agora não vi nada de concreto. Nem mesmo uma linha aérea que faça voos para as capitais Lima e La Paz saindo do Acre. Não se vende e nem se compra. Continuamos de costas para os nossos vizinhos e milhões de reais parecem ter sido jogados fora.    


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido