Menu

Anibal não vai barganhar a vaga ao Senado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foram plantadas na imprensa várias notas de que o senador Anibal Diniz (PT-AC) estaria mantendo a sua pré-candidatura à reeleição para conseguir vantagens políticas. Anibal rechaça com veemência essa possibilidade: “Sigo a orientação do meu partido que me indicou como pré-candidato ao Senado. Desde 1994 que essa vaga é do PT com a eleição da Marina Silva. A partir daí o PT nunca deixou de indicar um candidato ao Senado. Como isso iria acontecer agora que estamos com o Governo Federal e o Estadual muito bem avaliados?” indaga Anibal.


Chegou a sua vez
Falando de Brasília, com exclusividade à Coluna, Anibal Diniz afirmou que tem a responsabilidade de levar adiante os desejos dos militantes do PT. “O deputado Sibá Machado (PT) e o ex-prefeito Raimundo Angelim (PT) abriram mão de serem candidatos ao Senado para me apoiarem. Como eu poderia voltar atrás?”

Publicidade

A lógica
Os argumentos de Anibal Diniz são bem claros e estão em sintonia com a mentalidade dos militantes do PT. Não há menor possibilidade dos petistas apoiarem a candidatura de Perpétua Almeida (PC do B), ao Senado.


O passado te condena
A postura da deputada comunista durante a eleição municipal de Rio Branco, em 2012, não foi perdoada pelos militantes do PT. O pior que Perpétua poderia ter feito foi apoiar Marcus Alexandre (PT) só na última semana de campanha.


Outra postura
Conversando com um petista de alta patente a argumentação é que se Perpétua tivesse retirado a sua candidatura à prefeitura da Capital e apoiado Marcus a militância saberia reconhecer o seu “sacrifício”.


As aparências podem enganar
No entanto, a observação dos movimentos da política acreana mostram Perpétua Almeida (PC do B) muito próxima ao governador Tião Viana (PT). A sensação é de que realmente ela é a candidata ao Senado do governador.


Dois corpos não ocupam o mesmo espaço
A FPA só terá uma candidatura ao Senado, por força da legislação. Não existe a possibilidade de candidaturas a senador independentes. A chapa majoritária tem que ter um candidato a governador, um a vice e, outro a senador. E ponto.


Em busca do tesouro
Portanto, quem quiser concorrer ao Senado terá que estar vinculado a um candidato a governador. Se por acaso a FPA bater o martelo por Anibal, Perpétua terá que concorrer ao Senado numa outra coligação que tenha um candidato ao Governo.


A sorte está lançada
A decisão de quem vai ficar com a vaga de disputa ao Senado da FPA acabará nas mãos do colegiado de partidos da FPA. Nessa seara ser amigo de Francisco Nepomuceno, o Carioca, vale ouro.      


Teoria da conspiração
Leio numa coluna de um jornal governista que o deputado Márcio Bittar (PSDB) teria se envolvido por vingança na questão de uma junta médica para avaliar a saúde do ex-deputado Genoíno (PT-SP). Uma informação com tempero de paranoia.


Exagerados
Bittar, que é secretário da mesa diretora da Câmara Federal,  passa por problemas de saúde dentro da sua família. Além disso, o que Genoíno representa para a política no Acre? Realmente a eleição já começou no Estado.


Imparcialidade é crime
Não tenho nenhum tipo de ligação com Márcio Bittar (PSDB). E nem quero me arvorar em seu defensor. O que me espanta é o nível de crueldade que a politicagem pode utilizar para alcançar os seus intentos.

Publicidade

Respeito é bom
Tive a oportunidade de entrevistar algumas vezes o Genoíno (PT). Sempre carismático e com propostas de vanguarda para o Brasil. Eu ficava fascinado pelo seu discurso. Mas querer santifica-lo pelos problemas com o Mensalão é forçar a barra.         


O “cara’ de Porto Walter
O radialista Washington Aquino (PC do B) está contando com uma votação expressiva no município do Juruá para chegar à ALEAC, em 2014. Lá, Aquino faz a alegria da população com a sua rádio Ocidental FM.


Uma no ferro…
A comenda de Mérito Legislativo que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) recebeu, nesta quarta, 4, na Câmara Federal, fortalece ainda mais as suas pretensões de tornar-se deputado federal.


Outra na ferradura
A honraria reforça Vagner como forte liderança de oposição. E ao contrário do que imagina-se o melhor para a FPA seria o prefeito escapar ileso dos processos que enfrenta na Justiça. Se for cassado se tornará “vítima de perseguição”. A fatura terá endereço certo.


Torcida contra
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT) vai enfrentar nesses dias a decisão sobre uma possível cassação. O seu ex-marqueteiro Professor Coelho acha que o processo terá um desfecho desfavorável ao jovem prefeito.


Luz na escuridão
A Iluminação do Calçadão da Benjamin Constant, no centro de Rio Branco, tem provocado o descontentamento de alguns comerciantes do Via Shopping. Mas por outro lado, o prefeito Marcus Alexandre (PT) está em alta com os comerciantes da região do Terminal Urbano.


Teste de popularidade
Qualquer um que acompanhar Marcus Alexandre numa caminha por aquela área poderá comprovar a popularidade do prefeito com comerciantes e consumidores. Um verdadeiro presente político do Papai Noel…


A arte de ouvir
Qualquer político que quiser alcançar êxito tem que aprender a mais ouvir do que falar. A sabedoria popular é inquestionável. Não adianta querer criar projetos idealistas sem ouvir os beneficiários. As vezes, alguns políticos acham que estão abafando, mas na realidade estão “pagando o maior mico”. Obras que apresentam problemas que poderiam ter sido evitados caso as comunidades tivesse sido ouvidas. Por isso, os gênios da política, acabam tendo vida curta.  


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido